Na madrugada desta segunda-feira (18), a irmã mais nova de Mutsumi Inomata postou no X da artista uma nota sobre o falecimento. Mutsumi Inomata faleceu aos 63 anos de idade, e deixa uma enorme contribuição para a área de games e animes. Além de ilustradora, Inomata foi designer de personagens, e seus trabalhos deixam um legado valioso para as animações nos nichos de animes e jogos.
De acordo com o anúncio de sua irmã, Inomata morreu em 10 de março, porém a causa da morte ainda não foi divulgada. Confira abaixo:
Conforme publicação, em tradução livre:
A todos aqueles que amaram e apoiaram Inomata Mutsumi, gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos. Espero que vocês continuem a amando tanto quanto já amavam.
Por meio deste documento, informamos respeitosamente que o funeral foi conduzido apenas por parentes próximos. De acordo com seus desejos antes de sua morte, não aceitamos condolências, incenso, oferendas, flores ou outras oferendas. Gostaríamos de agradecer sua compreensão.
Além disso, na nota, há ainda algumas palavras de despedida de sua irmã mais nova, quando ela fala sobre como foi repentino e que Inomata provavelmente está desenhando em algum lugar, cercada de gatos e “personagens doces de olhos fortes”.
Leia também: ‘Dragon Quest: A Aventura de Dai’ chega na Netflix
Entenda quem foi Mutsumi Inomata
Natural de Kanagawa, Mutsumi nasceu em 23 de dezembro de 1960. Desde cedo fã de animes, em 82 ela iniciou carreira na área no Ashi Productions, situado em Tóquio. O estúdio é conhecido por Magical Princess Minky Momo, um marco nas produções de animes com garotas mágicas.
Assim, enquanto uma das pessoas mais jovens na equipe, Inomata se destacou trabalhando como animadora e design de personagens, chegando também a atuar na direção de algumas animações. Logo após, em 83, lançou seu nome na área dos mangás com GB Bomber, que foi publicado na editora da Tokuma Shoten, empresa também voltada a música, video games e filmes, e que inclusive incluía o Studio Ghibli anteriormente.
Pouco depois, em 84, ela se tornou freelancer, e foi então que mergulhou na área da ilustração.
O legado de Mutsumi Inomata na Ilustração
É talvez neste campo que ela se firma com seus trabalhos mais notáveis. O portfólio da ilustradora japonesa incluia pinturas de aquarela vívidas, e diversas de suas ilustrações foram coletadas em artbooks, tais como Voice of the Stars, Dreams of the Moon, SAI e a famosa franquia Dragon Quest.
Inclusive, uma coisa que poucas pessoas sabem é que seu trabalho diferenciado chamou a atenção de diversos artistas, como por exemplo Michael Jackson. Segundo a Newtype Magazine, o lendário rei do pop solicitou um encontro com a ilustradora durante sua passagem pelo Japão com a Bad Tour, em 1987. Michael teria se encantado com o artbook Utsunomiko, e foi aí que ele teve a vontade de encontrá-la.
No encontro, ele não só pediu o autógrafo dela como também que ela o desenhasse como um personagem de mangá. No artigo, Inomata descreve Michael como uma pessoa muito gentil, e revela que foi um dia tão maravilhoso que ela ficou com dificuldade de lembrar o que aconteceu.
Ademais, suas ilustrações também estiveram presentes em novels (Utsunomiko), tokusatsu (Dennō Keisatsu Cyber Cop) e vídeo games (Tales of). Dentro dessa enorme gama de produções, a Mutsumi Inomata também é conhecida por seu trabalho em franquias como Tekken, Tales of e Windaria.