O ator e dublador Leonardo José morreu aos 78 anos nesta quinta-feira (18). A sua voz marcante foi expressa por vilões da Disney como Frollo, de O Corcunda de Notre Dame (1996), Shan Yo, de Mulan (1998), e Kron, de Dinossauro (2000), além do gorila Kerchak, de Tarzan (1999).
A informação foi confirmada pela mulher de Leonardo, nesta quinta-feira (18).
“Ele faleceu em casa, acometido de câncer terminal de pulmão”, informou Angelamaria Lachtermacher ao g1.
Leonardo ingressou na dublagem em 1972. Deu voz ao vilão da saga dos “Vingadores”, Thanos, nos filmes Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Ultimato (2019), esse último sendo o filme mais lucrativo da história do cinema.
Família e amigos vinham promovendo uma campanha de arrecadação de fundos para o tratamento da doença que o acometeu. A dublagem brasileira perdeu vários representantes que marcaram a história com suas vozes. Nomes como Iara Riça, dubladora da Arlequina, Dário de Castro, dublador de filmes como Pocahontas e Tarzan, ambos morreram de covid-19. Em maio, morreu Ana Lúcia Menezes, que colocou sua voz em obras como Rebelde, Teletubies, Pepa Pig e no filme Mamma Mia!. Em julho, o lendário Orlando Drummond morreu aos 102 anos – ele era a voz do Scooby Doo e do Vingador, de A Caverna do Dragão. Em agosto, morreram Júlio Chavez, voz de personagens como o peixe Marlin, de Procurando o Nemo, vítima da covid-19, e Christiane Louise, voz da Margarida.