Morreu hoje (15) a atriz Léa Garcia, aos 90 anos, vítima de um infarto. Léa era uma das pioneiras da dramaturgia brasileira, tendo atuado em mais de 100 produções entre cinema, teatro e televisão. A atriz faleceu em Gramado, onde receberia homenagem nessa terça.
A familia da atriz confirmou a morte pelas redes sociais. Léa era uma das pioneiras da dramaturgia brasileira, tendo atuado em mais de 100 produções entre cinema, teatro e televisão. Indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no filme Orfeu Negro, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro. Léa também ganhou quatro Kikitos no Festival de Cinema de Gramado. Ela seria homenageada nesta terça-feira com o Troféu Oscarito.
A atriz também foi uma referência para as atrizes negras, rompendo barreiras e estereótipos em sua carreira. Ela interpretou personagens marcantes como Rosa, em Escrava Isaura, Serafina, em Selva de Pedra, e Tia Zulmira, em O Clone. Além disso, ela também foi uma ativista antirracista e uma defensora da cultura afro-brasileira.
LEIA TAMBÉM: Atriz Aracy Balabanian morre aos 83 anos