O filme ucraniano ‘20 Days in Mariupol’ ganhou o prêmio de Melhor Documentário no Oscar 2024. O jornalista Mstyslav Chernov foi responsável pela direção da obra e, durante entrevista, falou sobre a importância do cinema em tempos de guerra. 

Para Chernov, este ano, houve produções incríveis que abordaram tópicos essenciais, com diferentes continentes e vozes. Nesse sentido, os documentários foram extremamente importantes, visto que “a história nem sempre é como aconteceu, mas como nos lembramos”. “As gerações futuras olharão para trás, para o que está acontecendo neste momento, e verão através das lentes do cinema, seja ele documental ou roteirizado”, conta o documentarista.

Além disso, segundo Mstyslav Chernov, o cinema ajuda as pessoas a ficarem sãs e a sobreviver aos eventos, visto que “quando as bombas caem, eles assistem cinema”. “Mesmo os filmes alegres ajudam a humanidade a superar provavelmente o momento mais difícil em muitos e muitos anos”, conta o diretor.

20 Dias em Mariupol - Jornalistas
Reprodução: IMDb

‘20 Days in Mariupol’ é um dos cinco melhores documentários de 2023, de acordo com a National Board of Review. Assim, ele oferece uma visão devastadora e realista dos impactos da guerra e do início da invasão russa na Ucrânia. E, embora faça quase três anos desde que Mariupol foi ocupada, para Mstyslav Chernov, os anos não se passaram. “Sempre pensamos, todos os dias, nas pessoas de Mariupol e de outras cidades que foram ocupadas depois disso. […] Mariupol para nós nunca representou apenas Mariupol. Representou todas as cidades que estão sendo destruídas”, conta Chernov.

Além disso, para o documentarista, contar essa história foi uma “experiência estranha e dolorosa ao mesmo tempo”. “Espero que esta vitória apenas leve a história a mais pessoas, e que elas nos vejam. Nós vamos escutar os ucranianos”, diz.

Importância do documentário

Mstyslav Chernov espera mostrar com o documentário que o que está acontecendo na Ucrânia é uma catástrofe humanitária, e não uma questão política. “Não é meu trabalho tentar convencer ninguém de nada. Nosso trabalho é fornecer o máximo de contexto e informação possível. Espero que as decisões sejam tomadas, mas de acordo com as informações que fornecemos”, completa Chernov.

Para ele, muitos cineastas ucranianos estão lutando pelo povo e por isso não podem contar as suas histórias. No entanto, chegará o momento em que mais cineastas ucranianos aparecerão. “Espero que se inspirem na nossa experiência, no nosso trabalho, e que contem mais histórias”, finaliza o documentarista.

Quem também concorria ao prêmio com ‘20 Days in Mariupol’ eram ‘Bobi Wine: The People’s President’, ‘The Eternal Memory’, ‘Four Daughters’ e ‘To Kill a Tiger’.

Mstyslav Chernov
Foto: Divulgação | Todos os direitos reservados a AMPAS 2024

LEIA MAIS: Cobertura Completa do Oscar 2024

Sobre 20 Days in Mariupol

A obra documenta os vinte dias que o diretor Chernov passou ao lado dos seus colegas no cerco de Mariupol em 2022. À medida que o exército russo avança, a equipe do diretor fica presa na cidade e luta para poder continuar documentando a guerra.

O documentarista Mstyslav Chernov é um correspondente de guerra, conhecido pela sua cobertura na Revolução da Dignidade, Guerra em Donbass, a Batalha de Mosul no Iraque, entre outros.

Todos os direitos reservados a ©AMPAS® 2024