Começar a coluna sugerindo um link demostrando como varias franquias de videogames nos presentearam com personagens marcantes que vivenciamos, mesmo que virtualmente.

Mulheres bonitas e suas revoluções

Contudo, já se perguntou quem é a maior personagem feminina de videogame de todos os tempos? É Chun Li ou Samus Aran? Samus Aran, uma heroína do jogo Metroid de 1986, é considerada a primeira personagem feminina jogável, ao invés de uma mulher que apenas apareceu em segundo plano.

Em Mario e The Legend of Zelda, respectivamente, a Princess Peach e a Princess Zelda aparecem como donzelas em perigo – e, em muitos casos, o objetivo do jogo é resgatá-las do perigo.

Todavia personagens de videogame femininos não são apenas donzelas em perigo ou ‘femme fatales’. Por exemplo, elas estão ocupando o centro do palco como as principais personagens em muitos jogos como Tomb Raider ou uma forte personagem coadjuvante como Bonnie MacFarlane de Red Dead Redemption.

Em outras palavras, estes personagens continuam servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero, tanto no mundo virtual, como em sociedade.

A presença feminina vem crescendo nesse universo.
Mas muitos que ainda consideram o videogame como um brinquedo de menino. A menor exposição de uma menina jogando, ela já se depara com situações de violência de gênero e assédio. Infelizmente ataques às mulheres e comum entre os gamers. E este assédio já começa na adolescência e na fase adulta.

Videogame e exclusivamente para os homens?

E sem falar que os jogos podem e muitas vezes centram as mulheres com estereótipos prejudiciais ou transformam essas mulheres em fantasias sexuais para o benefício de jogadores heterossexuais do sexo masculino.

Assim, apreço por todas as mulheres e outras pessoas marginalizadas que amam os videogames e continuam lutando por uma indústria melhor, mais diversificada e inclusiva.

As conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos continuara abrindo espaço em áreas consideradas masculinas, sejam elas virtualmente ou em sociedade.

Esta e a forma singela que encontrei para parabenizar as mulheres!

8 de Março – Dia Internacional da Mulher.

Quer saber uma breve curiosidade no mundo dos games? Acesse: geekpopnews.com.br