Relembre as vilãs dos filmes de terror que marcaram o cinema

Muito se fala sobre os assassinos vis, os monstros aterrorizantes, os grandes vilões nos filmes de terror. Porém, apesar de fazerem parte da história do cinema há anos, as mulheres são pouco lembradas como vilãs, são as mocinhas que conquistam o coração e memória do público

Entretanto, as mulheres letais estão no cinema, figuras sedutoras, vítimas em busca de vingança e falsas mocinhas insanas. Alguns personagens foram inspirados em livros, como nos livros de Stephen King, Carrie: A Estranha e Misery: Louca Obsessão, que possuem personagens femininas que protagonizam muitas cenas aterrorizantes. 

Livros muito reconhecidos mundialmente, como obra-prima, mas não têm o mesmo espaço que It: A Coisa, por exemplo. Talvez isso venha da imagem criada da mulher como o “sexo frágil”, assim se tornam incapazes de vilanias. Pensando nisso, o GeekPop News separou algumas figuras emblemáticas do cinema de terror. 

Vilãs psicopatas e assassinas 

De acordo com o livro Lady Killer: Assassinas em série, a sociedade tem problemas em acreditar que as mulheres são capazes do mal pelo mal. 

No cinema, por outro lado, eles mostram mulheres capazes de matar e torturar outros, pode ser por serem simplesmente insanas, ou por vingança:

Louca Obsessão (Misery, 1990)

Annie Wilkes é a vilã mais icônica e aterrorizante. Uma enfermeira e fã obsessiva que “resgata” seu escritor favorito e o mantém em cativeiro para forçá-lo a reescrever o final de sua série de livros. Isso, após descobrir que a personagem Misery Chastain morre no último livro, é um gatilho mostrando sua psicopatia e violência. 

O American Film Institute colocou Annie Wilkes na lista dos “100 Heróis e Vilões” do cinema, em 17º lugar. Annie é interpretada por Kathy Bates, que ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação 

Anne Wilkes de Louca Obsessão
Kathy Bates em Louca Obsessão (1990)

Sexta-Feira 13 (Friday the 13th, 1980)

A Sra. Voorhees é a assassina original, motivada pela morte de seu filho. Ela busca encontrar algum conforto ao se vingar das pessoas que acredita ser responsáveis pela morte de Jason. Durante anos, e na realidade até hoje, caso pergunte quem é o assassino de Sexta-Feira 13, muito responderam Jason Voorhees, e não sua mãe. 

O amor de mãe, a dor do luto, e a busca por vingança são abordados no clássico do terror, que trouxe Jason Voorhees, e sua mãe vivida por Betsy Palmer.

Pamela trabalhava como cozinheira no acampamento Crystal Lake, quando seu filho, que sofria bullying, se afogou devido à negligência dos monitores.

Betsy Palmer como Pamela Voorhees
Betsy Palmer em Sexta-Feira 13 (1980) / Reprodução

Pearl (2022)

Pearl, uma jovem que vive em uma fazenda isolada com seus pais, no Texas, e tem um sonho de ser uma estrela de cinema, e fugir da monotonia de sua vida. Com uma mãe autoritária, a jovem se vê obrigada a cuidar do pai doente, o que a afasta de seu grande sonho. Devido sua realidade, Pearl se torna uma pessoa reprimida, sua frustração e o desejo de liberdade a levam a uma espiral de violência e loucura. 

O filme é um prelúdio de X – A Marca da Morte, que mostra a origem de sua vilã psicótica. 

Mia Goth como Pearl na prequela de X- A MArcada Morte
Mia Goth em Pearl (2022) / Reprodução

A Órfã (Orphan, 2009): 

Kate e John Coleman adotam, Esther que após se o período de adaptação começa a demonstrar comportamentos estranhos e perturbadores. Aos poucos, a família descobre sua verdadeira identidade e o perigo que ela representa.

Esther, uma paciente mental perigosa que escapa de um hospital psiquiátrico na Estônia e é adotada por uma família americana. Então, ela começa a demonstrar comportamentos estranhos e perturbadores, passando a aterrorizá-los. A medida que a família descobre sua verdadeira identidade. Esther sofre de uma rara condição chamada hipopituitarismo, que impede o crescimento normal e faz com que, apesar de ter 33 anos, pareça uma criança. 

Interpretada por Isabelle Furhman, ela é caracterizada por ser extremamente manipuladora, inteligente e violenta.

Isabelle Fuhrman como a Órfã
Isabelle Fuhrman em A Órfã (2009) / Reprodução

Leia também: Crítica | A Mão que Balança o Berço (2025) é um remake moderno preso aos velhos vícios

Vilãs Sobrenaturais e Monstruosas

Algumas vilãs possuem a aparência feminina, mas vão muito além de serem assassinas implacáveis, são seres sobrenaturais que trazem uma história por trás de suas ações malignas.

Carrie, a Estranha (Carrie, 1976)

A personagem Carrie é muito conhecida dos fãs de terror, aqui o título de vilã pode ser até errôneo, devido às camadas sociais envolvendo a personagem, talvez ela seja o resultado de um efeito dominó. Criada por Stephen King, Carrie é insegura, introvertida e constantemente vítima de bullying na escola. E em casa sofre com a opressão de sua mãe fanática religiosa, Margaret White.

Dessa forma, a própria Carrie White se torna uma força destrutiva de terror, a partir do momento em que descobre seus poderes telecinéticos após um episódio traumático no vestiário da escola. Durante o baile de formatura, sofre uma das maiores humilhações públicas e desencadeia uma tragédia ao usar seus poderes contra todos os presentes.

O filme tem uma narrativa que mistura terror psicológico, crítica social e tragédia. Sissy Spacek, a intérprete de Carrie, uma das responsáveis por tornar a personagem icônica, que foi adaptada posteriormente. Em 2002, vivida por Angela Bettis, em um telefilme, e no remake de 2013, por Chloë Grace Moretz.

Sissy Spacek com Carrie White
Sissy Spacek em Carrie: A Estranha / Reprodução IMDb

O Chamado (The Ring, 2002): 

Samara Morgan é a vilã sobrenatural da franquia O Chamado (The Ring), inspirada na personagem japonesa Sadako Yamamura. Ela é uma menina com poderes psíquicos que, após uma vida marcada por rejeição e abuso, se torna o espírito vingativo. Samara vivia com os pais adotivos Richard e Anna Morgan em uma fazenda na Ilha Moesko. 

Ela projetava imagens em mentes e objetos, o que assustava seus pais e os animais da fazenda. E, ao ser incapaz de conviver com a filha, Anna a jogou em um poço. No entanto, Samara sobreviveu por sete dias antes de morrer, e sua morte violenta deu origem à maldição.

A Maldição de Samara

Uma fita cassete surge matando pessoas e causando terror a todos em sua volta. Quem assiste à fita amaldiçoada criada por Samara recebe uma ligação com a frase: “Seven days” em português é “sete dias”.

Após sete dias, Samara aparece para matar a vítima, emergindo geralmente de televisores ou telas. Esse elemento se tornou um dos ícones mais reconhecíveis do terror moderno.

O filme é a versão americana de Ringu (1998), Daveigh Chase interpreta Samara, chamada no original de Sadako Yamamura.

Samara Morgan em O Chamado saindo do poço
Daveigh Chase em O Chamado (2002) / Reprodução

Lady Frankenstein (1971)

A personagem central do filme, Baronesa Tania Frankenstein, decide continuar os experimentos macabros do pai após sua morte. Ela é filha do Dr. Frankenstein, personagem do livro de Mary Shelley, que apresentou ao mundo o Monstro Frankenstein. Desse modo, o longa criado de uma variação do livro da autora mostrando o legado da família e coloca uma perspectiva feminina.

O filme italiano, conta como após a morte de seu pai, o famoso Dr. Frankenstein, Tania Frankenstein retorna ao castelo da família. Determinada e brilhante, ela quer aperfeiçoar os experimentos do pai criando ser humano perfeito. Dito isto, o resultado é uma nova criatura, mas como nas histórias clássicas, os experimentos acabam trazendo consequências trágicas e violenta.

Lady Frankenstein, Rosalba Neri
Rosalba Neri em Lady Frankenstein / Reprodução

Vilãs que fizeram história no terror

As mulheres são, grande parte dos filmes, seja como vilãs ou mocinhas, e muitas marcaram o cinema de terror, além de Annie Wilkes, Carrie White e Pamela Voorhees outras mulheres fizeram história. Assim como, Jennifer Hills, uma escritora brutalmente atacada por homens em uma cabana, que decide se vingar calculadamente, em Doce Vingança. Além de Peyton Flander de A Mão que Balança o Berço que após perder seu bebê, decide se vingar da mulher que denunciou seu marido por assédio sexual, se infiltrando em sua casa.

Ainda podemos apontar diversos nomes, que estão nos filmes de terror e suspense, que mostram que as mulheres são capazes de coisas inimagináveis, e assim como homens também podem ser más. Independente do motivo, seja ele ambição, ou seja, por vingança.

Imagem de capa: Reprodução IMDb