O movimento Iluminista marcou o século XVIII. Por isso, ficou conhecido como “século das luzes”. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade causaram grandes mudanças sociais e políticas. Nesse cenário as mulheres também decidiram lutar. Essa é a história do livro “Mulheres nas Luzes” da Editora Unesp.
Organizado por Regina Schöpke e Mauro Baladi, “Mulheres nas Luzes” reúne textos que mostram como as mulheres questionaram as estruturas de poder. São textos de autores e autoras como a Marquesa de Lambert, Voltaire, André-François Boureau-Deslandes, Joseph Dinouart, Madeleine de Puisieux, Adélaïde d’Espinassy, entre outros. O livro narra as dificuldades para romper com o sistema patriarcal. Muitas dessas mulheres foram silenciadas pela história. Portanto, a obra ajuda a mudar essa realidade. Esse foi o nascimento do feminismo moderno, em uma história que sempre foi de luta.
Sobre os autores
Regina Schöpke é formada em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É mestra em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), assim como em História Medieval pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente cursa doutorado na Universidade Estadual de Campinas.
José Mauro Fernandes Baladi é Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, é tradutor, resenhista, assim como pesquisador. É o autor do livro “Dicionário do Cinema Brasileiro” (2013).
Leia também: Histórias Mineiras de Natal para encantar
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram