Nesta última quinta-feira (20) deu-se início a Copa Mundial Feminina de Futebol, pela primeira vez o evento esportivo está sendo sediado em dois países: Austrália e Nova Zelândia. Durante a apresentação de abertura foram apresentados temas culturais da Oceania, em homenagem aos países sediadores.
A Seleção Feminina do Brasil teve sua estreia na segunda-feira (24) com três gols da jogadora Ary Borges (Racing Louisville) e um da atacante Beatriz Zaneratto (Palmeiras), encerrando assim com o placar de 4×0 contra o Panamá. Além disso, a grande jogadora brasileira Marta entrou no segundo tempo para somar o time.
Portanto, aproveitando a Copa do Mundo Feminina 2023, separamos para você 5 filmes que contam a trajetória das mulheres no esporte. Então, vamos juntos conferir?
Eu, Tonya
Para iniciar a nossa lista temos o tão aclamado filme “Eu, Tonya” com Margot Robbie (Barbie) e dirigido por Craig Gillespie (Cruella). A trama é um filme biográfico da patinadora Tonya Harding e a sua ligação com Nancy Kerrigan, rival da patinadora em 1994.
O filme retrata como a patinadora artística Tonya Harding conseguiu superar a sua infância pobre e se tornar uma campeã no Reino Unido e a segunda colocada no Campeonato Mundial. No entanto, apenas em 1994 ela ficou realmente conhecida, quando o seu marido, Jeff Gillooly e dois ladrões quebram a pena de uma de suas concorrentes, durante um treino para o Campeonato Nacional de Patinação em Detroit.
Vale ressaltar que o filme é baseado em entrevistas “contraditórias” e “verdadeiras” de Tonya Harding e seu ex-marido, Jeff Gillooly, além de ocorrer a quebra da quarta parede, o filme também sugere que eles não são narradores confiáveis.
Você pode assistir o filme “Eu, Tonya” na Netflix, Prime Vídeo ou na Apple TV.
Vitórias de uma Vida
Já o filme “Vitórias de uma Vida” é baseado na história da ginasta norte-americana Gabrielle Christina Victoria Douglas, mais conhecida como Gabby Douglas. A atleta já fez parte três vezes da seleção de ginástica dos Estados Unidos e também já ganhou a medalha de ouro no Mundial de 2011, em Tóquio.
A trama irá acompanhar a infância e adolescência de Gabby Douglas, primeira ginasta afro-americana a conseguir duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos em Londres, tanto na categoria individual, quanto em equipe. No entanto, ela precisou enfrentar muitos obstáculos para se tornar uma ginasta incrível.
Estrelado por Imani Hakim (Todo Mundo Odeia o Chris), com direção de Gregg Champion (Lições de Vida), você pode assistir o filme na Prime Vídeo ou Apple TV
Mary Kom
Baseado na vida da boxeadora indiana, Mary Kom, cinco vezes campeã Mundial de Boxe Amador, o filme irá contar a história da única mulher a conseguir esse feito. Filha de camponeses humildes no interior da Índia, Kom venceu a pobreza e o preconceito para brilhar em um dos esportes onde as mulheres são discriminadas.
Assim, o filme autointitulado foca no desenvolvimento de Mary Kom até se tornar boxeadora. Além disso, também aborda sobre a dificuldade das mulheres em um esporte majoritariamente masculino e como atleta precisa conciliar a carreira com a maternidade.
Por fim, a atriz Priyanka Chopra (Matrix Resurrections) foi a escolhida para interpretar a boxeadora e a direção está nas mãos de Omung Kumar (Sarbjit). Você pode assistir o filme “Mary Kom” na Netflix.
A Guerra dos Sexos
Por outro lado, o filme “Guerra dos Sexos”, estrelado por Emma Stone (Cruella), aborda uma partida de tênis amistosa entre a tenista Billie Jean King, líder do ranking mundial e ativista em prol das mulheres contra o ex-tenista Bobby Riggs. Com isso, Billie Jean King torna-se o centro de um grande debate sobre a igualdade de gêneros.
Enquanto King questiona sobre a sua sexualidade e luta pelos direitos das mulheres, o ex-tenista Riggs busca apenas mostrar que consegue vencer de qualquer mulher em uma partida de tênis. Então, aproveitando a divulgação da partida amistosa, Billie aproveita a cobertura massiva da mídia para impor seus ideais, com isso, o filme irá mostrar os bastidores da luta pela igualdade de gênero dentro e fora dos esportes.
Você pode assistir “Guerra dos Sexos” no Star+.
Meninas de Ouro
Para finalizar nossa lista, o documentário “Meninas de Ouro” não poderia ficar de fora. Produzido pela ESPN, o documentário conta a trajetória da seleção brasileira feminina de Handebol, campeãs do Mundial de Handebol em 2013.
Ademais, o filme documentado irá relembrar os tempos de lutas e glória da seleção brasileira, com pouco apoio e patrocinadores, até se tornarem as grandes campeãs do campeonato mundial. Portanto, o documentário mostra todo o esforço das jogadoras durante os jogos, além de superar o machismo imposto no esporte.
Em suma, você pode assistir “Meninas de Ouro” no Youtube.