O debate sobre a representação feminina nos videogames ganha um novo capítulo com o lançamento do projeto “Mulheres no Game” pelo KaBuM!, gigante do e-commerce de tecnologia e games na América Latina. Assim, em uma iniciativa arrojada, o projeto reúne mulheres influentes do cenário gamer para desafiar o estereótipo dos figurinos femininos nos jogos online.

A proposta é ousada: imaginar como seria se os uniformes das heroínas dos games fossem desenhados com foco em conforto e performance, em contraposição à tradicional sexualização das personagens. Nesse sentido, o KaBuM! reuniu figuras proeminentes do universo gamer brasileiro, incluindo Cherrygumms, Paula Nobre, Carolina do Nascimento, Emanuelly Araujo, Camyy FPS e Tanaka Chunli, uma cosplayer de renome.

Em um vídeo case intitulado “A (r)evolução das Skins”, elas debatem sobre o estereótipo das personagens femininas nos games, frequentemente sexualizadas e com corpos irreais.

Confira abaixo:

Fonte: Vídeo case KaBuM!

Juntas, as participantes do projeto criaram uma personagem que as representa de verdade: forte, bonita e com roupas confortáveis para o combate. A personagem simboliza a vontade das mulheres de vencer e conquistar seu espaço nos games.

Fonte: KaBuM!

Leia também: Mulheres na Tecnologia: Desbravando Caminhos e Inspirando Mudanças

Mulheres no Game: Unindo Forças para Mudar o Jogo!

Além da revelação da personagem, o vídeo também apresenta as trajetórias e desafios das participantes como mulheres que jogam. A intenção é inspirar jovens meninas a seguir seus sonhos e superar obstáculos para alcançar seus objetivos nos games.

“Ser mulher no Brasil é como jogar no level hard todos os dias. E na tecnologia e nos games, esse cenário não é diferente”

“O projeto Mulheres no Game foi criado por um squad de mulheres para incentivar o interesse pela área, promover a representatividade e capacitar novos talentos.”

Mayara Machado, coordenadora de Marketing do KaBuM!

Nicolle Merhy, mais conhecida como Cherrygumms, empresária gamer e ex-pro player, reforça a importância da iniciativa.

“No passado, as pautas femininas e de inclusão eram pouco debatidas. Ter a chancela do KaBuM! é ter a comprovação que nossa voz está sendo ouvida e disseminada neste meio masculinizado”.

Além disso, o projeto Mulheres no Game vai muito além do vídeo case. O site do projeto reúne todas as ações e iniciativas da marca ao longo do ano. Em breve, o NerdCast – podcast pioneiro no mundo geek – terá um episódio especial sobre o projeto com a participação de Cherrygumms.

Ademais, a próxima etapa do projeto será um Hackathon, uma competição que reunirá mulheres de diferentes áreas (ilustradoras, designers, desenvolvedoras, pro-players e cosplayers) para desenvolver a melhor solução para um desafio. As inscrições estarão disponíveis em breve no site do projeto.

Por fim, junte-se ao movimento! Acesse o site do projeto, assista ao vídeo “A (r)evolução das Skins” e inspire-se para mudar o jogo! E continue acompanhando o GeekPop News para não perder os próximos passos!


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.