Na data de hoje (08), comemora-se o Dia Nacional da Mulher. A data traz consigo uma boa oportunidade para lembrar da força e da luta feminina presente em tantas esferas. Trazendo esse tema para o mundo dos animes shounen, temos Naruto: um universo criado há muito tempo e que carrega cicatrizes de uma visão machista que ameniza a presença feminina para focar majoritariamente em personagens masculinos.

Por outro lado, o fato da obra ter tantos anos de franquia também torna possível o desenvolvimento de algumas personagens, ainda que não na proporção em que os fãs gostariam. Por isso, fizemos uma seleção de personagens femininas importantes dentro do universo de Naruto e que possuem trabalhos essenciais para a sociedade ninja.

Sakura Uchiha: o desabrochar de uma grande ninja

Sakura, por muito tempo, foi vista apenas como a coadjuvante feminina que completava o Time 7, junto a Naruto e Sasuke. Em Naruto Clássico, primeira parte da franquia, a personagem não tinha muito destaque em combate e mal fazia a diferença para o enredo como um todo, apesar de demonstrar desde muito cedo inteligência e conhecimento técnico acima da média. Por isso, os fãs logo deram a ela o título de “inútil”.

Embora não tenha começado bem como personagem, Sakura ganhou muito desenvolvimento com o passar dos anos e dos episódios de Naruto. Após o treinamento com Tsunade – outra mulher incrível dentro do universo – a jovem aprendeu muito sobre combate corpo a corpo e medicina. O crescimento dela é visível desde o começo de Naruto Shippuden: a luta contra Sasori foi o primeiro marco dessa evolução. Algum tempo depois, ela se mostrou uma exímia líder ao reunir e comandar a equipe de ninjas médicos para cuidar dos feridos. Apesar dos arcos seguintes não darem muito destaque à Sakura, os arcos da guerra e da luta contra Kaguya ressaltaram novamente suas habilidades e o quanto aquela garotinha frágil deu lugar à mulher forte que participou ativamente do fim da guerra.

Todo o aprendizado que Sakura adquiriu durante os anos como ninja resultaram em participações ativas na sociedade de Konoha. Ainda que o obsleto apelido de inútil continue sendo usado por parte da comunidade, seu crescimento foi real e merece reconhecimento. Tudo que ela aprendeu foi essencial para o cargo que carrega agora. Após o final de Naruto Shippuden, Sakura fundou a Clínica Infantil de Assistência Médica Mental do Hospital de Konoha, onde também atua como diretora. Dito isso, sua participação direta na saúde pública da vila é inegável. Isso tudo a torna uma das personagens femininas mais importantes em Naruto.

Tsunade: a maior ninja médica em Naruto

Tsunade, outra personagem feminina citada, encarando a tela pensativa
Imagem: Pierrot

Ainda dentro do tema de medicina e saúde pública, temos todo o trabalho realizado por Tsunade. Ser Hokage já é um trabalho digno de destaque, afinal, administrar e proteger uma vila tão grande quanto Konoha é uma tarefa árdua. Mesmo assim, os feitos da Princesa das Lesmas não param por aí. As maiores contribuições da personagem para a sociedade de Naruto foram, sem dúvidas, na área médica.

Tsunade passou seus conhecimentos em medicina para muita gente, mas sua história começa bem antes disso. Durante a Segunda Guerra Mundial Ninja, acontecimento que precedeu os acontecimentos principais da história do anime, a Sannin Lendária foi essencial para a vitória de Konoha graças às suas habilidades de batalha, mas também ao conhecimento médico. Nesse período, ela também defendeu que todo esquadrão deveria ter um ninja especializado em cura para que mortes pudessem ser evitadas ao máximo. Sem Tsunade, a configuração de esquadrões em Naruto poderia ter sido completamente diferente.

Ino Yamanaka: especialista em segurança pública

Ainda falando de ninjas da Folha, Ino também é uma personagem feminina que possui importância. Sua jornada começou de uma forma parecida com a de Sakura: sem muitas habilidades de combate e resumida a ter sentimentos românticos por um dos protagonistas. Com o andamento da série, no entanto, Ino se desenvolveu em várias áreas; principalmente em ninjutsu médico e no uso de suas habilidades sensoriais.

O primeiro lhe tornou capaz de auxiliar Sakura na criação da Clínica Infantil de Assistência Médica Mental do Hospital de Konoha. Já o segundo – o maior foco de sua evolução – criou uma mulher não só capaz de liderar o clã Yamanaka, como também a Unidade Sensorial de Konoha. O órgão é responsável por manter uma barreira de detecção nas fronteiras da vila e garantir a detecção e intercepção de intrusos, zelando pela segurança de todo o território.

Mei Terumi: uma diplomata em tempos de conflito

Mei Terumi, Mizukage de Kirigakure, olhando para longe. Ela foi uma das ninjas mais importantes de sua vila em Naruto Shippuden.
Imagem: Pierrot

Outra personagem extremamente comprometida com a segurança da vila onde ela e muitas outras pessoas moram é Mei. Após assumir o papel de Quinta Mizukage, ela precisou de muita determinação e resiliência para mudar o rumo da vila que liderava.

Kirigakure, ou Vila da Névoa, era um local considerado inóspito, principalmente devido à prova que formava novos ninjas: os candidatos, ainda na infância, precisavam lutar até a morte para receberem a graduação. Além disso, o território sofreu uma série de problemas relacionados a conflitos internos e problemas de diplomacia com outras vilas. Quando Mei assumiu, decidiu que deixaria esses problemas no passado e lutou incansavelmente por reformas internas e externas que resultassem em uma boa imagem para Kirigakure e em um lugar melhor para se viver.

Temari Nara: o elo entre duas vilas

A primeira aparição de Temari foi como um dos peões que moveram um ataque à Konoha durante Naruto Clássico. Depois de um arco inteiro de reviravoltas, a personagem tomou outro rumo: agora, como alguém sempre disposto a ajudar os protagonistas.

Em Naruto Shippuden, Temari foi guarda-costas de Gaara e assumiu uma função importante dentro de sua vila: proteger o líder. Anteriormente a essa função, também ficou responsável por outras tarefas administrativas: com o cargo de emissária, a personagem ajudou diretamente a manter as relações diplomáticas entre as vilas da Areia e da Folha. Após os acontecimentos de Naruto Clássico, Temari foi uma das responsáveis pela organização do Exame Chunin realizado em união entre as duas nações.

Conclusão

Como vimos nos tópicos anteriores, Naruto tem sim personagens femininas importantes para a sociedade ninja. Muitas delas foram mulheres que encontraram formas de melhorar a vida de outros ninjas e pessoas comuns. Esse ponto, porém, não apaga os anos de pouco desenvolvimento do núcleo de mulheres da obra nem a insistência por parte da comunidade em dizer que personagem X ou Y é inútil. Por isso, é essencial relembrar os feitos que as garotas de Naruto conquistaram; dessa forma, evitamos que o hate e a competição coloquem coisas tão legais à sombra. Também é um jeito de mostrar aos mangakás, não só o de Naruto, que estamos de olho e queremos mais representatividade feminina.

Para ler outras discussões e analíses, fique de olho em nosso site e redes sociais!

Redatora em experiência sob supervisão de Marcus Vinicius