O jornal “The New York Times” divulgou uma lista com os 100 melhores livros do século XXI. A seleção foi realizada por 503 autores de ficção e não-ficção, a equipe do The New York Times Book Review, assim como, outros admiradores de literatura. A escritora italiana Elena Ferrante, foi a que mais apareceu. Alguns autores, como o ganhador do Nobel de Literatura Jon Fosse, também fazem parte. Além disso, é importante ressaltar que a lista traz obras de vários países. Não há brasileiros. Encontre a lista completa no site do New York Times.
O “The New York Times Book Review” é uma publicação semanal do NY Times, dedicado à crítica e revisão de livros. É uma das principais publicações de crítica literária do mundo, e trabalha não apenas com ficção, mas também não ficção. Além disso, divulga resenhas, entrevistas com autores, ensaios e listas literárias. A seguir, confira alguns livros considerados os melhores do século XXI:
“Septology” de Jon Fosse – 78º lugar
A obra do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2023, aborda os aspectos mais complexos da existência humana. A narrativa acompanha o pintor Asle, que sai de carro para visitar alguns amigos. No trajeto, o personagem faz reflexões sobre Deus, vida e morte com uma linguagem que o New York Times classificou como “assombrosas e profundamente reconfortantes”. A primeira publicação de Septology, foi em 2019.
“Olive Kitteridge” de Elizabeth Strout – 74º lugar
Romance vencedor do Prêmio Pulitzer de Ficção em 2009. A personagem título é uma professora, moradora de uma cidade do interior do Maine, nos Estados Unidos. O livro contra a trajetória de Olive, abordando os dramas que envolvem sua vida pessoal, assim como a passagem da vida adulta para a velhice.
O leitor se identifica com a personagem, em seus conflitos e imperfeições. Dessa forma, Elizabeth Strout mostra que compreender as pessoas, e demonstrar empatia é sempre o melhor caminho. “Olive Kitteridge” foi adaptada para a televisão, na série da HBO, onde a protagonista é interpretada por Frances McDormand.
“O Fio da Vida” de Kate Atkinson – 51º lugar
Título original “Life After Life”. Publicado em 2013, a autora mostra onde nossas escolhas podem levar. Por um caminho de alegria ou dor. A história acompanha Ursula, uma personagem que tem a possibilidade de viver várias vezes, em anos diferentes. Em 1910, o cordão umbilical se enrola na pequena Ursula, fazendo com que ela morra ao nascer..
No entanto, ela renasce e vive uma nova vida. Em sua trajetória ela morre diversas vezes e retorna a vida em períodos diferentes da história do mundo. Dessa forma, o objetivo da autora ao dar várias “vidas” para a personagem é mostrar como as escolhas e perspectivas, podem nos levar por caminhos e destinos diferentes.
“Pós-guerra: História da Europa Desde 1945” de Tony Judt – 43º lugar
Tony Judt aborda as mais diferentes teorias e mitos sobre a Segunda Guerra e principalmente o período após a queda da Alemanha Nazista. A escrita simples, com linguagem clara, mostra a história da Europa na segunda metade do século XX até os dias atuais. O livro fala da queda da União Soviética e da ascensão da União Europeia. Desse modo, o autor mostra como os acontecimentos do passado refletem no futuro. O livro (originalmente intitulado Post War), venceu a segunda edição do Prêmio do Livro Europeu.
“A Estrada” de Cormac McCarthy – 13º lugar
Cormac McCarthy traz a história de pai e filho que são forçados a viver em um mundo pós-apocalíptico. Os sobreviventes vagam em busca de uma forma de sobrevivência e muitos humanos, acabam se tornando canibais. Portanto, em meio a destruição, os personagens precisam se proteger não apenas de bandos de assassinos, mas também da própria natureza, cada vez mais afetada. Em “A Estrada” (The Road), o autor aborda o instinto de sobrevivência e como a esperança de encontrar um mundo melhor, pode ser a única saída, frente ao caos.
“A Amiga Genial” de Elena Ferrante – 1º lugar
Título original, “My Brilliant Friend”, ocupa a primeira posição da lista. Ambientada nos anos 1950, mostra uma humilde, porém animada vizinhança em Nápoles. Conta a história de duas meninas, Lila e Elena, amigas durante sua infância e adolescência, que juntas lidam com as descobertas do mundo.
Dessa forma, a narrativa percorre mais de sessenta anos da vida das personagens, enquanto elas se tornam, mulheres, esposas e mães. A obra é dividida em uma série de novelas, que ao abordar a vida das protagonistas, mostra também a mudança da cidade e país. A história foi adaptada para uma série da HBO “My Brilliant Friend”.
Leia também: Amazon Prime Day 2024: Livros com até 50% de desconto
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.