Hamdan Ballal, co-diretor do documentário vencedor do Oscar ‘No Other Land’, está desaparecido após sofrer um ataque, de acordo com uma série de publicações no X do co-diretor Yuval Abraham.
“Um grupo de colonos acabou de linchar Hamdan Ballal, co-diretor do nosso filme ‘No Other Land’. Eles o espancaram e ele tem ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então”, relatou o cineasta em suas redes sociais.

De acordo com a Associated Press, ativistas do Center for Jewish Nonviolence (Centro pela Não Violência Judaica) viram Ballal ser espancado por israelenses na Aldeia palestina de Susiya na área de Masafer Yatta. “Um grupo de 10 a 20 colonos mascarados o atacaram e outros ativistas judeus com pedras e paus, quebraram as janelas dos carros e cortaram os pneus deles”, segundo descrições do ocorrido.
Ainda de acordo com o relato, enquanto o diretor estava sendo levado para uma ambulância, soldados o detiveram e o levaram vendado. Yuval Abraham também publicou em seu perfil dois vídeos do momento do ataque.
‘No Other Land’ é uma co-produção entre dois diretores palestinos, Ballal e Basel Adra, e dois diretores israelenses, Yuval Abraham e Rachel Szor. O documentário narra a luta dos moradores de Masafer Yatta para impedir que o exército israelense destrua suas vilas.
Em seu discurso após vencer o Oscar de Melhor Documentário, os diretores falaram sobre a destruição que está acontecendo em Gaza. “Pedimos ao mundo que tomem medidas sérias para acabar com a injustiça e com a limpeza étnica do povo palestino. Há cerca de dois meses tornei-me pai, e minha esperança para minha filha é que ela não tenha que viver a mesma vida que estou vivendo agora. … ‘No Other Land’ reflete a dura realidade que temos suportado por décadas e ainda resistimos”, disse Adra ao receber a estatueta.
Até o momento, não houve pronunciamento oficial por parte das autoridades israelenses ou palestinas sobre o ataque. Hamdan Ballal segue desaparecido.