Nesta sexta-feira (15), às 21h, estreia no site do Teatro Unimed o show-filme Nordeste Ficção, espetáculo da artista potiguar Juliana Linhares, com direção de Johnny Massaro, Maria Trika e Marcus Preto, com participação especial dos cantores Zeca Baleiro e Josyara. Em coletiva de imprensa, a equipe falou mais sobre os bastidores, o processo de construção do projeto e a mensagem que querem passar ao público.
Juliana Linhares explicou que o propósito do show-filme é unir imagem à música de seu álbum de mesmo nome, lançado em março deste ano. A cantora contou que, através da produção audiovisual, é possível trazer outros elementos e agregar camadas de complexidade e pluralidade ao álbum, criando outras visões e quebrando estereótipos e ideias pré-estabelecidas para o conceito de nordeste.
“O meu estado é muito esquecido na história do Brasil e da música brasileira, então é uma missão ser do Rio Grande do Norte e é uma abertura de portas para outros artistas de lá.”
Os diretores estreantes no formato, Johnny Massaro e Maria Trika, não pouparam elogios à artista, reforçando que todo o processo de produção foi um aprendizado, e que a qualidade, presença de palco e criatividade de Juliana foram fatores essenciais para que o resultado final fosse muito positivo. Marcus Preto, que também participou da direção do espetáculo, complementou dizendo que mostrar a força da cantora além do som era algo fundamental no projeto desde o início, e que ver ela em cena muda completamente a percepção de suas músicas através de sua potência.
O cuidado para a escolha do cenário e dos figurinos da apresentação também foi algo amplamente comentado na conversa. Johnny contou que, desde o ínicio, a equipe pensava na ideia de abstração dos objetos, e que a partir disso foi criado um cenário pontiagudo para remeter cactos, com o lampião como elemento único, e mais diversos detalhes que surgiram das preocupações que permearam toda a contextualização do ambiente. Já os figurinos, contou Juliana, foram escolhidos com o propósito de retratar a beleza do popular, criando uma estética de retorno às origens, mas ao mesmo tempo, olhando para o futuro.
O acesso para assistir ao show-filme Nordeste Ficção é gratuito para todo o Brasil através do site do Teatro Unimed.