Em atualização lançada no dia 21 de Julho a Valve Corporation, através do blog oficial do jogo Counter Strike: Global Ofensive, prometeu uma nova punição para jogadores tóxicos. De acordo com a empresa os jogadores que tiverem um aumento significativo de denuncias nos chamados griefings, de maneira não usual, receberão uma punição escalada. No primeiro momento o jogador receberá alguns avisos e notificações na tela, e caso as denuncias continuem o jogador será suspenso de maneira progressiva. A empresa porém não explicou se uma inteligência artificial, como é o caso do VAC, irá monitorar as denuncias ou se será de maneira simples com a contagem de denuncias por volume.

Fonte: Valve Corporation

Griefing dentro do CSGO são práticas abusivas como xingamentos, perturbações e atitudes desportivas contra oponentes ou contra jogadores do mesmo time. A Valve considera que o jogador que comete o griefing não está interessado em vencer a partida de maneira justa, além de não se importar com o bem estar dos companheiros. Uma das maneiras mais comuns o jogador “spama” o chat com ofensas, brincadeiras de mau gosto, além de algumas condutas dentro da partida como matar propositalmente os colegas ou se matar nos utensílios como molotove e granadas, forjando um fogo amigo que pode levar a punição injusta do colega e até mesmo a expulsão dele da partida.

O Griefing não é exclusividade do CSGO, é uma prática bem comum e até certo ponto antiga. Em qualquer jogo coletivo a prática pode acontecer, porém, a punição tende a ser menor no CSGO visto a politica de “passar pano” da empresa para atitudes assim. Essa atualização é um pedido antigo da comunidade, já que uma partida de CSGO pode ter entre 30 e 60 minutos e ter um griefer na partida durante esse tempo todo é bastante frustrante.

A Valve é cobrada pela comunidade de jogadores, tanto amadores quanto profissionais, para que o sistema de punição no jogo funcione de maneira mais efetiva e constante. O jogo é acusado a vários anos de favorecimento dos chamados “xiters”, já que as punições além de raras não impedem que os maus jogadores façam uma nova conta e comece a “xitar” novamente. “Xiter” é um termo utilizado para definir jogadores que utilizam de artefatos ilegais para obterem vantagens no jogo, como poder ver através da parede, conseguir mirar somente na cabeça dos oponentes e até mesmo tiros automáticos.

Fonte: Valve Corporation

Nessa mesma atualização a Valve lançou um concurso chamado “Dreams & Nightmares Contest.”, que irá premiar quem criar a arte mais incrível para o jogo CS:GO, e irá premiar cada vencedor com o montante de 100 Mil Dólares e ainda terá sua arte inserida no jogo. A arte, ou Skin, que são os desenhos que ilustram as armas e itens no jogo, será utilizada em uma caixa especifica, porém, ainda não se sabe se essa caixa comporá uma nova missão ou se será uma ação promocional especial.

Foto da capa por Lucas Luquinhas por Pixabay