Ambientado no início do século XX, terror folclórico tem gravações acontecendo no Paraná

Em seu novo longa, o diretor brasileiro indicado ao Emmy, Aly Muritiba, “Nova Éden” mistura terror psicológico com drama histórico. Produção é uma coprodução Brasil-Polônia que se aproxima do terror folk, também conhecido como terror folclórico.

Muritiba é conhecido pelos trabalhos em “Ferrugem” (2018), “Deserto Particular” (2021), “O Caso Evandro” (2021) e “Cidade de Deus: A Luta Não Para” (2024). Ele assina a direção e também o roteiro ao lado Henrique dos Santos (Deserto Particular) e Alice Marcone (Manhãs de Setembro).

Ambientado na década de 1920, a trama acompanha Damião (Welket Bungué), um padre que acaba de chegar à comunidade de Nova Éden. Os habitantes são imigrantes e não recebem bem o religioso, por ser um homem negro. Mesmo com pouco tempo de convívio com os moradores, Damião descobre que forças sinistras e muitos mistérios pairam sobre o local.

“Nova Éden” tem produção da Muritiba Filmes e Grafo Audiovisual, coprodução da Paramount Pictures e Mañana Films, produção associada e distribuição Olhar Filmes.

Afinal, o que é terror folclórico?

Midsommar
Cena de Midsommar: O Mal Não Espera a Noite| Foto: Reprodução/IMDB

“Nova Éden” faz parte do subgênero do terror, conhecido como folk horror, em português, terror rural ou terror folclórico. Caso, você se pergunte qual tipo de terror é esse? Vamos falar mais sobre ele. Como a trama do longa de Aly Muritiba, os filmes desse subgênero, costuma abordar temáticas históricas, focando nas questões culturas, de regiões por muitas vezes isoladas, com algum tipo fomentação religiosa, rituais e superstições.

Sendo muitas vezes de origens pagãs, no entanto, esses não são os únicos elementos dos filmes de terror folclórico. Outros elementos utilizados são o campo, o que remete ao terror rural, uma das traduções de folk horror.

Dessa forma, o campo tem uma função principal de ser o condutor do medo, como pequenas vilas, cidades remotas e de trabalho rural. Assim como o forasteiro, a figura que vem de fora, e desconhece aquele ambiente, suas culturas e forma como vivem. O que pode causar um mal-estar entre os grupos.

Anya Taylor-Joy no filme "A Bruxa"
Anya Taylor-Joy em cena de “A Bruxa” | Crédito: IMDb

E, o mais comum, as religiões pagãs, os cultos ritualísticos e as superstições, são normalmente originadas por conceitos pré-concebidos por outras religiões, muitas vezes vindas do cristianismo.

Alguns exemplos de filmes do gênero: A Bruxa (2015) de Robert Eggers e Midsommar: O Mal Não Espera a Noite (2019) de Ari Aster e O Homem de Palha (1973) de David Pinner.

Enfim, “Nova Éden” com uma pequena comunidade de colonos poloneses, com a chegada de um padre negro, se enquadra em alguns elementos, do terror folclórico. Ao se passar no Brasil, acaba se aproximando da realidade e da nossa cultura.

Por fim, “Nova Éden” ainda não tem data de estreia definida.

Capa: Aly Muritiba / Instagram @alymuritiba