“O Cavaleiro de Bronze”, antologia do escritor russo Aleksandr Púchkin, reúne cinco textos escritos entre os 21 e os 34 anos do escritor. Rubens Figueiredo traduziu a obra, assim como assinou notas que contextualizam os textos. O autor descreve a cidade de São Petersburgo, onde para o autor fábula e realidade se misturam e estátuas ganham vida. Além disso, o livro conta com imagens fortes.
Clássico da Poesia Russa
Aleksandr Púchkin é o maior poeta da literatura russa. Considerado o fundador da literatura moderna russa, Púchkin nasceu na nobreza da Rússia em 1799. Tão prestigiado quanto Tolstói e Dostoiévski, foi pioneiro da linguagem popular / coloquial em seus poemas e peças.
No entanto, apesar da fama, sofreu forte censura durante o reinado do Czar Alexandre I. O livro foi publicado na íntegra em 1837. Isso apenas após a morte do autor. Além do livro, a peça “O Convidado de Pedra (1830)” é o trabalho mais famoso do autor.
Assim como sua vida foi emocionante em termos de luta contra a censura e poemas que representavam a política e sociedade da Rússia, a morte de Púchkin também foi um acontecimento chocante. Ele foi morto pelo francês George D’Anthès-Heeckeren. Esse home perseguia a esposa do escritor, Natalia Goncharova. Púchkin desafiou D’Anthes para um duelo e acabou mortalmente ferido. Apesar de ter resistido por dois dias, foi impossível evitar o desfecho fatal. Alexander Púchkin morreu aos 37 anos. Uma carreira breve, porém brilhante lembrada até hoje.
“O Cavaleiro de Bronze” está disponível no site da Companhia das Letras.
Leia também: Cem anos da morte do gênio Franz Kafka: conheça o escritor
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram