A morte da escritora inglesa Virginia Woolf completa 83 anos no dia 28 de março. Nesse contexto, a Editora Tordesilhas está lançando uma nova edição do livro “A Medida da Vida” de Herbert Marder. O livro traz relatos pessoais retirados não apenas da bibliografia já existente, mas também de diários e cartas escritas por ela. As relações pessoais complexas de Virgínia, assim como o ambiente histórico e político ao seu redor. Vale lembrar que a escritora morreu pouco depois do início da Segunda Guerra Mundial. A biografia aborda a relação de Virginia com o marido, o também escritor Leonard Woolf e como a presença dele foi importante em momentos críticos da vida dela.  

Narrativa diferenciada

O livro traz como diferencial, a relação de Virginia com a política da época, que enfrentava um período extremamente turbulento. Virginia foi atormentada pela depressão e por outros problemas durante anos. O autor trata a questão de saúde mental da escritora de forma bastante responsável.

LEIA MAIS: Dia das Mulheres: A importância social da literatura feminina 

Capa “A Medida da Vida” | Crédito: Tordesilhas

Virginia Woolf é uma das maiores escritoras modernistas da história. Ela nasceu em Londres, na Inglaterra em 25 de janeiro de 1882, e escreveu não apenas livros, mas poemas e ensaios abordando diversos temas importantes para a sociedade da época.

O romance Mrs Dalloway foi publicado em 1925 e é sua obra mais famosa, sendo considerada um dos melhores relatos sobre o papel da mulher e a sociedade da época. Foi casada com o escritor e ativista político Leonard Woolf por 29 anos. Morreu em 28 de março de 1941 aos 59 anos.

Sobre o autor: 

Herbert Marder nasceu em Viena, capital da Áustria e se mudou para os Estados Unidos ainda criança. Cresceu em Nova York e atualmente é  professor emérito de inglês na Universidade de Illinois. Escreve sobre Virginia Woolf há muitos anos e não publicou apenas estudos sobre ela, mas também sobre o grupo de Bloomsbury, formado por artistas e intelectuais na primeira metade do século XX. Além disso, ele também é autor de “Feminism and Art: A Study of Virginia Woolf”.

Capa: “Feminism and Art: A Study of Virginia Woolf”, de Herbert Marder | Crédito: Amazon

Bônus: Outras visões sobre a história de Virginia Woolf

Algumas produções já contaram a história de Virginia Woolf, seguem aqui algumas dicas:

As Horas (2002) de Stephen Daldry

O filme mostra o processo de criação de Mrs. Dalloway, os problemas emocionais da escritora assim como a vida de duas leitoras impactadas pelo livro. Nicole Kidman venceu o Oscar de Melhor Atriz pela interpretação de Virgínia Woolf.

Um Romance nas Entrelinhas (2018) de Chanya Button

Conta a história real da relação entre a escritora e Vita Sackville-West, inspiração para uma das maiores obras de Virgínia,”Orlando: Uma Biografia”. Assim, Virgínia Woolf é interpretada pela atriz Elizabeth Debicki (conhecida por interpretar a princesa Diana na série The Crown).

Orlando: A Mulher Imortal (1992) de Sally Porter

O filme é uma adaptação do livro “Orlando: Uma Biografia”, publicado em 1928.

ASSISTA: TRAILER DO FILME “AS HORAS” (2002)

Redatora em experiência sob supervisão de Giovanna de Souza