O livro “A história de Shauzia: o sonho de uma garota afegã” de Deborah Ellis retrata a dura realidade dos campos de refugiados a partir do olhar de uma adolescente. A obra é publicada pela editora Ática. Se trata de continuidade à famosa saga da menina Parvana, composta pelas obras “A outra face”, “A viagem de Parvana” e “Meu nome é Parvana”.

 Na história, acompanhamos a melhor amiga de Parvana, Shauzia , que parte em uma jornada cheia de desafios para realizar seus sonhos. Portanto, o livro permite que o leitor reflita sobre temas como a infância, os horrores da guerra e da pobreza. 

Sobre a obra

A melhor amiga de Parvana, Shauzia , fugiu do Afeganistão e precisa sobreviver sozinha nas ruas de Peshawar, no Paquistão. Assim, com seu cachorro como único amigo, ela precisa procurar comida. Além disso, precisa implorar por dinheiro e encontrar um lugar seguro para dormir todas as noites.

Logo, no livro, Deborah Ellis evidencia: será que isso poderia ser pior do que passar a vida inteira em um campo de refugiados? Essa é uma história poderosa e muito humana de uma garota determinada a assumir o controle da própria vida.

― “Para a vida toda”! ― exclamou Shauzia horrorizada. ― Você espera que eu faça isso para o resto da minha vida? Eu não fui embora do Afeganistão para viver no barro!

Sobre a autora

Foto: Heidy van Dyk/Groundwood Books

Deborah Ellis é uma autora premiada, feminista e ativista pela paz. Ela ganhou o Prêmio Literário do Governador Geral, o Prêmio Ruth Schwartz e o Prêmio do Livro do Oriente Médio. Além disso, também ganhou o Prêmio Peter Pan da Suécia, o Prêmio Jane Addams de Livro Infantil e o Prêmio Vicky Metcalf por um Conjunto de Trabalhos. Por fim, recebeu o Prêmio do Presidente da Associação de Bibliotecas de Ontário por Conquista Excepcional e foi nomeada para a Ordem do Canadá.