“O Agente Secreto” será o representante do Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026

Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda (15) que “O Agente Secreto” irá concorrer à indicação de Melhor Filme Internacional no Oscar pelo Brasil. O filme foi aclamado em sua estreia no Festival de Cannes e venceu a categoria de Melhor Ator e Direção.

Ambos os troféus fortalecem o longa para a corrida do Oscar 2026. O Festival de Cannes serve como um dos principais termômetros para a premiação americana. Além disso, Kleber Mendonça Filho assina a direção e o roteiro do longa, que recebeu 13 minutos de aplausos de pé após sua exibição em Cannes.

Trama ambientada no período da ditadura militar

O filme acompanha a vida de Marcelo, interpretado por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz. Ao chegar à sua cidade natal, ele descobre que o local esconde perigos e segredos inquietantes. Ademais, a narrativa se desenvolve em meio à ditadura militar brasileira, no ano de 1977, explorando tensões políticas e sociais do período.

Elenco de O Agente Secreto

Além de Wagner Moura no papel principal, o longa conta com Gabriel Leone (Senna), Maria Fernanda Cândida (O Traidor)Thomas Aquino (Bacurau), Alice Carvalho (Cangaço Novo) e o ator alemão Udo Kier (Blade, o Caçador de Vampiros), com quem Kleber Mendonça Filho já havia trabalhado anteriormente em Bacurau.

O Agente Secreto foi o filme mais ovacionado do Festival de Cannes este ano. Além disso, o projeto também despertou comparações com Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. Ademais, a crítica descreveu o longa como uma “obra-prima imponente” e “o trabalho mais ambicioso e monumental do diretor em uma carreira sem tropeços até agora”.

O filme venceu uma lista de 16 longa-metragens selecionados pela Academia Brasileira de Cinema para disputar uma indicação na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. Por fim, O Agente Secreto estreia nos cinemas no dia 6 de novembro.

Imagem de capa: Divulgação