Kleber Mendonça Filho foi eleito Melhor Diretor no Festival de Cannes pelo filme O Agente Secreto. O projeto foi descrito pela crítica especializada como “o trabalho mais ambicioso e monumental do diretor em uma carreira sem tropeços até o momento”.

O longa brasileiro sai como um dos mais premiados dessa edição do evento, após conquistar também o prêmio de Melhor Ator pela performance de Wagner Moura e ser eleito o melhor da seleção oficial pelo júri da Fipresci – Federação Internacional de Críticos de Cinema. Além disso, mais cedo o filme recebeu o Prix des Cinemás Art et Essai, uma premiação honorária que celebra o compromisso de cineastas com o circuito.

Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho no set de O Agente Secreto
Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho no set de O Agente Secreto | Divulgação

Após sua exibição no Festival de Cannes, O Agente Secreto foi aplaudido de pé pelos espectadores por 13 minutos. A recepção altamente positiva do público e da imprensa já vem gerando expectativas nos brasileiros para a temporada de premiações.

A verdade é que ainda é cedo para dizer se o sucesso do longa irá refletir nas nas premiações que devem ocorrer entre o fim deste ano e o início do ano que vem. No entanto, o sucesso em Cannes já é uma grande vitória para que o cinema brasileiro ganhe ainda mais força no exterior.