Se você é adepto ao mundo virtual, provavelmente conhece o Tik Tok: o aplicativo que reúne vídeos curtos sobre os mais variados temas e se tornou muito popular ao redor do mundo nos últimos anos. Mas você sabe o que é o BookTok? 

Assim como todas as redes sociais, o Tik Tok possui um algoritmo que disponibiliza na página principal de seus usuários os vídeos que mais condizem com seus interesses de acordo com as interações de cada um. A partir disso, criaram-se comunidades na plataforma; dentre elas, o BookTok: uma espécie de “clube do livro virtual”, onde as pessoas compartilham suas experiências, opiniões, recomendações, reações, entre outros tipos de conteúdo relacionados ao meio. 

Hoje a hashtag #BookTok possui mais de 13 bilhões de vídeos e o poder de viralizar obras de todo e qualquer gênero literário em um piscar de olhos. Livros que foram lançados há anos, ou até mesmo décadas, passaram a ser reconhecidos recentemente através desse espaço, aumentando exponencialmente o número de vendas de autores que até então não eram tão famosos. 

Imagem: arquivo pessoal

Um exemplo recente que demonstra essa influência é o livro “Mentirosos” (E. Lockhart) que foi lançado em 2014 mas atualmente se popularizou tanto através do TikTok que ocupou uma posição na lista de livros mais vendidos no Brasil e no mundo por meses no início de 2021, chegando até a esgotar os estoques de grandes lojas  por semanas durante esse período. “Eu não tinha ideia do que diabos estava acontecendo” – disse a autora quando viu seu livro em alta 7 anos após o lançamento.

Autores e editoras não demoraram a perceber os benefícios do aplicativo e começaram a se juntar aos leitores nas redes, participando das trends e patrocinando criadores de conteúdo para divulgar seus trabalhos. E não para por aí: algumas livrarias também estão introduzindo sessões próprias para os livros que estão em alta no BookTok em seus sites e lojas físicas. Em entrevista, Shannon DeVito, diretora de livros da livraria norte-americana Barnes & Noble, comentou sobre o fenômeno:

“Esses criadores não têm medo de se abrir e mostrar suas emoções com os livros que os fazem chorar, gritar ou ficar tão irritados que os atiram longe. E acabamos vendo vídeos emocionantes de 45 segundos com os quais as pessoas imediatamente se conectam. Não temos esse tipo de venda maluca – quero dizer, dezenas de milhares de cópias por mês – com outras plataformas de rede social”

O BookTok também serve como forma de incentivo à leitura, pois os vídeos leves, descontraídos e até mesmo cômicos em alguns casos, colaboram muito para a quebra do estereótipo de que a literatura é algo chato e entediante, e constrói a ideia de que ler pode ser algo emocionante e divertido. Além disso, ter um espaço como esse para interagir com pessoas que têm interesses similares aos seus pode motivar o hábito de leitura através da criação de uma sensação de conforto e pertencimento aos leitores, já que muitos não têm com quem conversar sobre livros em ambientes fora do virtual. 


Confira alguns autores e títulos populares no app: 

  • Séries “A Corte de Espinhos e Rosas” e “Trono de Vidro” – Sarah J. Maas
  • Trilogia “Sombra e Ossos” e duologia “Six of Crows – Leigh Bardugo 
  • “Vermelho, Branco e Sangue Azul” – Casey McQuiston 
  • Trilogia “ As Peças Infernais” – Cassandra Clare 
  • Um de Nós Está Mentindo” – Karen McManus 
  • “A Canção de Aquiles” – Madeline Miller
  • Trilogia “O Povo do Ar” – Holly Black 
  • “Mentirosos” – E. Lockhart 

Ficou curioso pra saber mais? Entre no TikTok, procure pela hashtag #BookTok e se prepare para triplicar sua lista de futuros livros!