Obra oferece orientações baseadas em evidências sobre o uso saudável da tecnologia por crianças e adolescentes

O pediatra e pesquisador de Harvard, Dr. Michael Rich, lança no Brasil o livro O Guia do Midiatra – Como Criar Crianças Saudáveis, Inteligentes e Respeitosas em um Mundo Saturado de Telas. 

A obra chega no Brasil pelo selo Artmed e promete se tornar referência para pais e educadores que buscam orientação confiável sobre o uso consciente da tecnologia na infância e adolescência.

Um guia prático e baseado em evidências

Ao contrário de livros que adotam uma postura alarmista sobre o impacto das telas, o autor propõe um olhar equilibrado. Ou seja, o principal caminho para educar os filhos sobre a educação digital é incentivar o diálogo e a educação digital responsável.

A obra oferece orientações específicas para cada faixa etária. Assim, são apresentadas de forma clara e embasadas mais de 300 estudos científicos.

Além disso, também propõe a metodologia dos 3 Ms – Modelar, Mentorar e Monitorar. Esta é uma abordagem simples que ajuda pais e cuidadores a desenvolverem hábitos digitais saudáveis em família. Confira:

Modelar: servir de exemplo para as crianças em termos de uso de tela, já que muitos adultos estão viciados no celulares, permanecendo ausentes para os filhos;

Mentorar: o uso da tecnologia ao lado dos filhos enquanto eles experimentam; trocar impressões sem julgamento, ensinando e aprendendo;

Monitorar: olhar com regularidade é importante, mas apenas o fato de ter as senhas dos filhos nas redes sociais, aplicativos e jogos já é algo que altera o comportamento deles nesses ambientes.

Dessa forma, Dr. Rich defende que a presença e o vínculo familiar são mais importantes do que o simples controle de tempo diante das telas.

A edição brasileira foi revisada por dois especialistas de referência: Dra. Evelyn Eisenstein, coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Saúde na Era Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), e o Dr. Cristiano Nabuco, pesquisador do Hospital das Clínicas da USP.

Assim, o conteúdo incorpora dados sobre o uso de telas no Brasil, aproximando a obra da realidade nacional. “O Guia do Midiatra” já está disponível no site oficial da editora.

Imagem de capa: Reprodução/ArtMed