No dia 26 de setembro estreia na HBO Max a minissérie ‘O Hóspede Americano’, que conta a história da expedição de Theodore Roosevelt ao Brasil, mais especificamente à Amazônia, onde o 26º presidente dos Estados Unidos foi em busca de explorar um dos últimos rios não-cartografados do mundo: o Rio das Dúvidas, na Rondônia.
Dirigida por Bruno Barreto e roteirizada por Matthew Chapman, a série brasileira conta com um elenco que mescla nomes nacionais e internacionais. Em coletiva de imprensa, o diretor e o roteirista da série se uniram aos atores Aidan Quinn (Elementary), Chris Mason (Riverdale) e Dana Delany (Desperate Housewives), que interpretam respectivamente Theodore, Kermit e Edith Roosevelt, para falar sobre como foi a experiência de participar da série e gravar na floresta brasileira.
Para Aidan Quinn, interpretar o presidente norte-americano foi uma oportunidade que lhe chamou muita atenção desde o começo do projeto devido ao seu fascínio pela complexidade do personagem. O ator explicou que trabalhou muito com Matthew Chapman e Bruno Barreto no roteiro e processo de pré-produção da série, fator determinante para a construção dos personagens antes de realmente começarem as gravações.
“É interessante o que a vida oferece a você. Eu já tive grandes papéis, mas havia tempo que eu não fazia algo tão interessante. Eu rezei e pedi a Deus para me enviar um papel onde eu pudesse demonstrar todo o meu talento e eu não imaginava que ele me atenderia tão rapidamente. Foi a coisa mais difícil que já fiz, mas eu tinha que fazer. É um personagem fascinante”.
Quando perguntado quanto a escolha do formato de minissérie para a produção, Bruno Barreto contou que originalmente ‘O Hóspede Americano’ seria um filme. O diretor explicou que quando escreveu o roteiro e mostrou para algumas pessoas, recebeu feedbacks sugerindo que a história fosse transformada em uma minissérie, pois havia mais a ser contado. O roteirista Matthew Chapman completou dizendo que se sentiu muito sortudo por trabalhar em um projeto onde ele pode realmente se aprofundar na história.
Durante a coletiva, os atores comentaram de maneira descontraída sobre algumas situações que passaram enquanto gravavam na Floresta Amazônica. Chris Mason contou que em meio a uma semana de filmagens, um ponto de sua cabeça começou a sangrar e ele teve que ir ao hospital, onde descobriu que o machucado era, na verdade, uma larva de inseto típica da região. Já a atriz Dana Delany disse que o português foi uma de suas maiores dificuldades, mas que o elenco teve um excelente coach e ao final das gravações ela já estava apaixonada pelo idioma, assim como Chris Mason, que aprendeu um pouco da língua para interpretar o seu personagem.
Por fim, os participantes falaram um pouco sobre a mensagem por trás da história do filme. Para Aidan Quinn e Dana Delany, que já haviam vindo ao Brasil a trabalho há cerca de 25 anos, a experiência de retornar à Amazônia tempos depois e perceber a diferença na floresta foi desencorajadora, e reforçou a necessidade de espalhar uma mensagem de preservação ambiental através do filme. “Precisamos de líderes decentes”, reforçou Quinn, ao que seu colega de elenco Chris Mason completou:
“Se essa série puder fazer com que apenas algumas pessoas reflitam sobre isso, acho que teremos feito o nosso trabalho.“
‘O Hóspede Americano’ estreia dia 26 de setembro na HBO Max. Confira o trailer:
Muito interessante que vai ser uma produção mesclada entre os países, uma pena que envolve estadunidense
Meu Deusss! Eu não fazia ideia dessa minissérie histórica!!! Mais uma pra minha lista 🙂