Que Harry Potter é uma das sagas mais conhecidas e adoradas por pessoas ao redor do mundo, não é novidade para ninguém e, apesar de várias declarações que J.K. Rowling fez ao longo dos últimos anos terem sido extremamente desrespeitosas, em especial com o público LGBTQIA+, muitos continuam adorando a saga e conseguem fazer uma separação entre os posicionamentos que a autora faz em suas redes sociais e as obras que a mesma tem como repertório – e principalmente, as lições que a saga passa.

E foi com base nesse preceito que eu decidi fazer uma pesquisa, em nome do GeekPop News, com 25 pessoas para saber qual a importância que a saga teve em suas vidas e qual a mensagem principal que os entrevistados acreditam que a autora quis passar ao escrever suas obras.

Com 80% do público entrevistado tendo entre 18 e 30 anos, foi possível coletar vários relatos das lições que levaram para sua vida pessoal e que os ajudaram a passar por momentos difíceis em suas vidas, como é percebido em alguns dos relatos que serão observados ao longo da matéria  – os quais manterei anônimos os autores.

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Você acredita que ter lido os livros da saga te influenciaram positivamente a ter gosto por leitura?. Número de respostas: 25 respostas.
Reprodução: via Google Forms

Mesmo que apenas 40% dos entrevistados leram a saga inteira dos livros, cerca de 64% acreditam que ter lido os livros da saga os influenciaram positivamente a ter gosto para leitura, como pode ser percebido pelos seguintes comentários: 

‘’(Os livros) Aumentaram o meu interesse pela prática da leitura e me ajudaram a compreender melhor a vida pelas mensagens que foram passadas.’’

‘’Como a autora passava por uma depressão quando escreveu os livros e a escrita a ajudou, eu percebi que a escrita é a minha calmaria, meu porto seguro. Então, além da leitura trazer a certeza de que os esforços movem a vida e os amigos são sempre necessários e podem sair de qualquer canto, eu levo para a vida a companhia, a mágica da possibilidade de criar um mundo novo.’’

Eu sempre gostei de escrever, então ler livros de uma temática que eu gosto, tão bem detalhados e tudo mais, me dava vontade de ler mais e mais. E isso me inspirou a buscar outros livros e ler cada vez mais.” Reprodução: via Inside The Magic

Quando questionados sobre qual a principal mensagem que os livros queriam passar, recebi lindas respostas, a grande maioria falando sobre a importância do amor e da amizade na vida das pessoas, porém, separei alguns dos relatos que mais se destacaram:

“Pra mim é sobre ter esperança. Harry morava em um armário com os tios e quando recebe sua carta de Hogwarts sua vida muda completamente, ele passa a viver aventuras fantásticas e cultiva amizades verdadeiras. A maioria dos pré-adolescentes que leram os livros ficavam esperando receber a carta de Hogwarts, eu acho que essa espera acontecia porque queriam sair da sua realidade e literalmente viver o universo mágico de Harry Potter.”

“Apesar de todos os desafios que a vida nos impõe e dos nossos próprios medos, sempre temos que acreditar que somos capazes de enfrentá-los.”

“Você pode vir do nada, de uma vida de dificuldades, e descobrir que na verdade você tem a possibilidade de um caminho incrível, que a vida só estava esperando que você estivesse pronto para viver tudo isso, porque o início não é o importante e sim, o como você aproveita as oportunidades.”

Creio que a mensagem mais evidente pra mim foi a questão do preconceito. Bruxos e trouxas, tanto por parte do Harry com sua família quanto pela Hermione por ter vindo de uma família de trouxas, o quão nocivos e perigoso são os discursos de ódio para a sociedade e também sobre comunidade, Harry mesmo sendo o protagonista, nunca conseguiria realizar seus feitos e vencer Voldemort sem a ajuda de seus amigos.”

Ao serem questionados sobre qual foi o impacto que a leitura de Harry Potter teve em suas vidas, recebi inúmeros relatos emocionantes que compartilharei com vocês, que só servem para comprovar como os livros do bruxinho não são só histórias para crianças e, muito menos, fúteis, tendo sua relevância no dia-a-dia de adultos em seus trabalhos atualmente – mesmo que de forma indireta. Como é possível perceber no caso da entrevistada abaixo:

“A saga apareceu para mim em um momento crucial, em que eu já gostava de ler e estava sem opções em casa. Li os primeiros livros emprestados e depois fui adquirindo os meus. A saga me arrebatou e consolidou o meu amor por literatura, o que definiu a minha carreira: escritora, produtora e editora de conteúdo.”

Reprodução: Teen Vogue USA

Com isso, seria possível ajudar a desmistificar um pouco o fato de que apenas os clássicos da literatura brasileira são capazes de passar grandes mensagens e mudar a vida das pessoas que os leem e que, abraçar outros gêneros literários, como a fantasia – que ainda é vista com maus olhos por muitos que se consideram “leitores de verdade” – só ajuda a comprovar que o que importa em um livro é como a sua mensagem principal é passada e como isso irá impactar na vida das pessoas. 

O que torna um livro útil ou não para a vida de alguém é simplesmente a sua existência, o aprendizado e a mensagem que o autor quis passar ao escrever sua obra. Da mesma forma que estamos aprendendo a não julgar um livro pela sua capa, também devemos aprender a não julgá-lo por seu gênero literário.

Afinal, como diria Alvo Dumbledore: “Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remediá-los”.

E agora, quero saber de você leitor: Qual foi a obra ou saga que leu que mudou sua vida?

Deixe nos comentários abaixo. 🙂