Desde o lançamento do do aplicativo TikTok, em 2016 e sua popularidade a partir de 2020, foi observado o seu impacto na Indústria da música. 

Popularização do TikTok:

Em 2020, o TikTok apresentou grande aumento de usuários devido a grande produção de conteúdo de menor tempo de duração. Logo, uma ferramenta aliada a plataforma foi a música. 

Além disso, outro fator que contribuiu com a popularização do aplicativo foi a pandemia. Quando o mundo foi surpreendido pelo novo coronavírus, que ocasionou na quarentena, milhares de pessoas acharam o conforto na plataforma. Pois, apesar de ter o foco no entretenimento, o TikTok apresentou uma nova forma de produzir conteúdo. Seu tempo de vídeo (1 a 3 minutos) implica no grande consumo de produções e um vício pela forma prática em seu design. 

Os grandes lançamentos de 2020 apresentavam uma coisa em comum: grande reprodução no aplicativo de vídeos. Danças, “trends”,  trilhas sonoras e músicas de fundo são os modos de que a divulgação dos hits são apresentados ao público do aplicativo.  Então, cantores e artistas , que começaram seu sucesso no TikTok, se tornam presentes nos charts musicais de todo mundo.

Segundo a Billboard, 52% das pessoas da geração Z (entre 13 e 23 anos) usam apps como TikTok ou Triller, e 48% delas consomem vídeos relacionados à música nas plataformas. Além disso, um relatório da martech Winnin frisa que 7 entre as 10 músicas mais ouvidas de 2020 no Spotify viralizaram primeiro no TikTok. No Brasil, diversas gravadoras fecharam parcerias com a plataforma. Dessa forma, direitos autorais e créditos são dados diretamente ao artista. Também, o ECAD fechou um contrato com o app para a distribuição dos ganhos de direitos autorais.

Exemplos de sucessos do TikTok global:

Savage – Megan Thee Stallion feat. Beyoncé

Um dos primeiros sucessos que surgiu no aplicativo foi o hit “Savage” de Megan Thee Stallion. Lançado no EP “Suga” (2020), a música teve como característica principal a coreografia criada na plataforma e as milhares de replicações nos vídeos de 1 minuto do app. Então, a cantora lançou o remix ao lado de Beyoncé, a canção chegou no top 1 da Billboard 100 e se consagrou como um dos hits de 2020 e ganhou o Grammy de melhor canção de rap.

WAP – Cardi B feat. Megan Thee Stallion 

Outro hit que foi impulsionado pela plataforma foi o sucesso “WAP” de Cardi B e Megan Thee Stallion. A colaboração contou com 93 milhões de streamings só na primeira semana e ficou no topo dos charts por muitos meses após seu lançamento. A coreografia icônica foi reproduzida mais de 4 milhões de vezes no aplicativo. A música teve diversas versões, inclusive uma de funk brasileiro. O remix do brasileiro Pedro Sampaio chegou a fazer tanto sucesso que a própria Cardi B se apresentou no Grammy com a versão funk da música. 

Blinding Lights – The Weeknd

Considerado o hit de 2020, “Blinding Lights” de The Weeknd foi um tremendo sucesso no TikTok por ser uma música dançante e uma ótima trilha sonora pra vídeos feitos em casa. A trilha ficou meses no top 100 da Billboard e seu impacto é tão grande que mesmo após 2 anos de lançamento a canção chegou a vender 10 milhões de unidades em 2022. 

driver’s license – Olivia Rodrigo 

A canção que quebrou recordes por todo mundo e o primeiro single de Olivia Rodrigo foi um sucesso na plataforma TikTok. O romance adolescente e a trilha lenta agradou milhares de usuários da plataforma e impulsionou um dos maiores streamings já vistos em uma música. Na primeira semana, “drivers license” acumulou mais de 107 milhões de streams. Além disso, “drivers license” foi a canção que teve a maior estreia semanal na história do Spotify global. Então, no dia 11 de janeiro, a cantora estabeleceu um recorde do Spotify como o maior streaming em um dia para uma música não natalina, com mais de 15.17 milhões de plays. No dia seguinte, a faixa bateu seu próprio recorde, com mais de 17.01 milhões.

Exemplos de sucessos do TikTok no Brasil: 

Assim como no mundo, o TikTok conquistou o coração do brasileiro . Então, a partir de 2020 cantores nacionais começaram a usar o app como estratégia de marketing para a promoção de suas músicas.

Barões da Pisadinha

Os hitmakers do nordeste fizeram grande sucesso na plataforma TikTok com suas músicas dançantes e envolventes. Além disso, a questão da representatividade cultural foi uma forma de conquistar o coração dos usuários. Hits como “Recairei” e “Ta Rocheda” ficaram em primeiro lugar no Spotify Brasil.

Zé Felipe e Virgínia 

O casal que é um sucesso nas redes sociais e juntos contam com quase 55 milhões de seguidores criaram uma divulgação de músicas que se tornou marca registrada. Zé Felipe, cantor, lança suas músicas e com a ajuda de sua esposa Virgínia, influenciadora, lançam também uma coreografia para ser replicada nas redes, incluindo o TikTok. Logo, milhares de pessoas podem fazer a dança da canção e postar no aplicativo, assim gerando divulgação nas músicas. O sucesso foi tamanho que hits como “Só tem eu”, “Senta Danada”, “Revoada no Colchão” e “Toma Toma Vapo Vapo”, assim que lançadas, foram pro primeiro lugar do Spotify Brasil, esta última fez uma aparição no Spotify Global na posição 47. 

Por Supuesto – Marina Sena

A artista independente Marina Sena lançou seu primeiro álbum “De Primeira”. Então, o single “Por Supuesto” se tornou um hit no TikTok. A canção alcançou o topo do Spotify Brasil e ganhou vários prêmios. 

O TikTok se consagrou como uma plataforma séria, de grande produtividade de conteúdo e entretenimento. Portanto, a visibilidade para novos artistas, trilhas sonoras do passado e novas tendências é o que se pode esperar dessa plataforma tão vasta e dinâmica.