Neste domingo (10) está ocorrendo a maior premiação do ramo cinema, o Oscar 2024. Portanto, O Menino e a Garça ganhou a categoria de “Melhor Animação de Longa-Metragem”.

Essa era uma das categorias no qual adivinhar o grande vencedor estava muito difícil, pois, os indicados estavam faturando prêmios em algumas premiações antes do Oscar. Apesar disso, os favoritos a ganhar eram “Homem Aranha: Através do Aranhaverso” e O Menino e a Garça”. Conheça todos os indicados:

  • “O Menino e a Garça” – Hayao Miyazaki e Toshio Suzuki;
  • “Elementos” – Peter Sohn e Denise Ream;
  • “Nimona” – Nick Bruno, Troy Quane, Karen Ryan e Julie Zackary;
  • “Meu Amigo Robô” – Pablo Berger, Ibon Cormenzana, Ignasi Estapé e Sandra Tapia Díaz;
  • “Homem Aranha: Através do AranhaVerso” – Kemp Powers, Justin K. Thompson, Phil Lord, Christopher Miller e Amy Pascal.

LEIA TAMBÉM: Cobertura do Oscar 2024

O Menino e a Garça

Crítica | O Menino e a Garça, de Hayao Miyazaki
Imagem: Studio Ghibli

Em “O Menino e a Garça“, somos transportados para o Japão do pós-guerra, acompanhando a história de Mahito, um jovem de 15 anos que se muda para o campo com sua tia após a morte de sua mãe. Em meio à melancolia e ao luto, Mahito se depara com uma misteriosa garça cinzenta que o guia em uma jornada de autodescoberta e transformação.

Ao longo da narrativa, o menino se confronta com temas como a perda, a amizade, a responsabilidade e o significado da vida. Através de encontros marcantes e experiências desafiadoras, Mahito aprende a lidar com suas emoções, desenvolver sua compaixão e encontrar a força interior para superar as adversidades.

A animação, dirigida pelo lendário Hayao Miyazaki, é rica em detalhes e simbolismos, capturando a beleza da natureza e a simplicidade da vida rural. A trilha sonora melancólica e a narrativa sensível contribuem para a atmosfera reflexiva do filme, convidando o público a questionar seus próprios valores e prioridades.

Mas e aí, você acha que O Menino e a Garça foi a Melhor Animação do ano? Ou outra animação merecia esse prêmio.

Agradecimento de Toshio Suzuki, Studio Ghibli:

“Estamos muito honrados em receber o Oscar de Melhor Filme de Animação. Gostaria de agradecer à Academia por este prêmio. Gostaria também de agradecer a todos aqueles que estiveram envolvidos na produção deste filme e a todos aqueles que trabalharam para distribuir o filme em todo o mundo. Este filme começou com a retratação da declaração de aposentadoria que Hayao Miyazaki fez. E depois disso, passamos sete anos produzindo este filme. Já se passaram 10 anos desde o filme anterior de Miyazaki, THE WIND RISES , durante o qual ocorreram mudanças dramáticas no ambiente em torno dos filmes. Este foi realmente um projeto difícil de ser concluído. Estou muito grato que o trabalho que foi criado após superar essas dificuldades tenha sido visto por tantas pessoas ao redor do mundo , e que recebeu esse reconhecimento. Tanto Hayao Miyazaki quanto eu envelhecemos consideravelmente. Estou grato por receber tal honra na minha idade e tomando isso como uma mensagem para continuar nosso trabalho, vou me dedicar a trabalhar mais no futuro . Muito obrigado.”

Todos os direitos reservados a ©AMPAS® 2024