Willow Smith lançará seu novo álbum, ‘empathogen‘, nesta sexta-feira (3). A cantora revelou que a criação do disco possui fortes influências do math rock. Entenda o que é esse subgênero:
Criado nos anos 90, o math rock teve influência direta do rock progressivo, como as bandas Yes e King Crimson. Outros gêneros que inspiraram o estilo foram o Fusion e o Free, juntamente com o Noise que, apesar de não ser o principal, se mistura com tamanho experimentalismo das músicas.
O gênero foi criado para seguir à risca a matemática das estruturas e técnicas musicais, e tem como característica principal o instrumental. A bateria, como na maioria dos outros gêneros, marca o tempo da música. Já a guitarra, no math rock, tem como técnica principal o tapping, responsável por marcar as variações de intensidade nas músicas.
Assim, as músicas podem ser tanto rápidas e “brutas” quanto suaves e mais melódicas. Além disso, vale destacar que no math rock as músicas em sua maioria não tem vocais. Desse modo, todo o foco vai para o som. Dentro desse estilo, existem diversas variações, como: Tortoise (mais post-rock), Battles (mais agressivo), Maps and Atlases (math pop) entre outros.
Sobre ‘empathogen’
Além da influência do math rock, vale lembrar que Willow já revelou que ‘empathogen‘ também tem outras influências, como faixas com o jazz, como é o caso de seu último lançamento, b i g f e e l i n g s.
A seguir, veja a tracklist completa de empathogen:
- ‘home (ft Jon Batiste)’;
- ‘ancient girl’;
- ‘sympton of life’;
- ‘the fear is not real’;
- ‘false self’;
- ‘pain for fun (ft St. Vincent)’;
- ‘no words 1 & 2’;
- ‘down’;
- ‘run!’,
- ‘between i and she’;
- ‘i know that face.’;
- ‘b i g f e e l i g n s’.
LEIA TAMBÉM: Big Feelings: Willow Smith lança single e anuncia data de novo álbum