Como anda o cenário do League of Legends no Brasil, será que o CBLOL está crescendo na comunidade? O que é o Ilha das Lendas? Por que eles podem ajudar o nosso lolzinho?
No início de 2024, o CBLOL distribuiu o direito de transmissão para alguns streamers e um dos escolhidos foi o Ilha das Lendas, criada pelo ex-pro player Baiano, com o intuito de entreter a comunidade com muito humor e muitas análises sobre o nosso querido LOL. Desde então, o Ilha das Lendas tem sido uma febre na comunidade, mas você conhece todos os conteúdos produzidos pelos streamers?
Ilha das Lendas
Fundado em 2023, o Ilha das Lendas é uma criação do streamer Baiano, que tinha como objetivo expandir o League of Legends no Brasil através do entretenimento. Junto com a Omelete Company, o Baiano juntou os maiores nomes do cenário (apenas os aposentados haha).
Dessa forma, a sua equipe em 2023 contava com: esA cary, Minerva, Brucer, Mylon e Jimmy. Durante o ano, os 6 integrantes da Ilha das Lendas fizeram conteúdo com o CBLOL, CBLOL Academy e LCS (campeonato norte-americano do LOL). Porém, devido ao grande sucesso que as Lendas estavam tendo dentro da comunidade, seu time cresceu e Duds The Boy entrou para equipe.
Criando Lendas
Ainda durante o ano de 2023, as Lendas criaram o curso “Criando Lendas”, ao qual eles dão aulas sobre o jogo e como melhorar suas jogadas de acordo com a lane, sendo elas:
- Mylon – Top
- Minerva – Jungle
- Brucer – Mid
- esA Cary – Atirador
- Baiano – Suporte
Já em 2024, o Ilha das Lendas triplicou seu conteúdo e ganhou novos nomes de pesos da comunidade. Afinal, com a transmissão de imagens do CBLOL, Academy, LCS, LPL E LCK, nada mais justo que um super time.
Agora, seu time conta com as Lendas: Baiano, esA cary, Minerva, Brucer, Mylon, Jimmy, Duds The Boy, Revolta e Ranger, além de outros nomes que ajudam a produzir o melhor do contéudo. O programa acontece de domingo a domingo com os mais variados conteúdos para a comunidade.
As transmissões da Ilha da Lendas vem batendo recordes de audiência desde o MSI, ao qual o canal teve o direito de transmissão com imagens. Esse ano com o CBLOL o resultado está sendo o mesmo, o pico de audiência tem aumentado muito graças ao Baiano e suas Lendas.
Bom, as Lendas têm um público e um sonho: Worlds 2025 no Brasil devido a seus recordes de audiência.
Leia também: League of Legends: Ilha das Lendas bate recorde de visualizações no YouTube
Ilha das Lendas no Academy
Com o aumento de times no Academy, o Ilha das Lendas criou o seu time para disputar a vaga. Portanto, com Revolta e Shaquinn como coach, o time IDL contava com os jogadores: Yang, Accez, Tockers, Flare e Yuki. Infelizmente as lendinhas não conquistaram a vaga no Academy, mas quem sabe no segundo split o IDL crava a sua vaga e fica mais perto de entrar no CBLOL.
Programação das Lendas
Nos finais de semana, as Lendas apreciam o mais puro suco do lolzinho no CBLOL, além disso, durante a semana eles também apresentam o Academy. Outros campeonatos internacionais também entram na lista, com transmissão desde a madrugada até durante o dia.
Um dos programa mais querido entres os fãs da Lendas é o Depois do Crime. O programa acontece toda segunda-feira, com convidados que foram os destaques das partidas no fim de semana do CBLOL. As cartinhas dos jogadores também ganharam um programa especial na terça-feira. Tudo que começou como uma brincadeira entre as Lendas agora é um grande sucesso na comunidade.
Ao decorrer da semana, os quadros de conteúdos se dividem e a grade tem os programas: Passa a Call, com o esA, Goat ou Bagre com o Ranger e o Gayssp do Dia com o Minerva e Revolta contando as maiores fofocas do cenário do lol brasileiro.
Baiano
Baiano, ex-pro player de League of Legends, é a grande mente por trás da Ilha das Lendas e do Cbolão, maior campeonato da comunidade realizado com a Riot Games. Naturalizado em Bom Jesus da Lapa, Gustavo “Baiano” Gomes teve uma trajetória cheia de superações no League of Legends.
Antes de se tornar o maior criador de conteúdo brasileiro no lol, Baiano atuou como pro-player e durante seu percurso seu sonho de jogar teve alguns altos e baixos. Vindo de uma família humilde, os pais dos Baiano sempre apoiaram a ideia do filho fazer uma faculdade. Por um tempo o streamer tentou, ele passou em três faculdade e decidiu fazer Engenharia Ambiental mas seu sonho era viver dos jogos online.
Portanto, dotA foi a primeira experiência do Baiano nesse mundo. Ele jogava campeonatos regionais que ofereciam pequenas premiações, o que deu para demonstrar aos seus pais que era sim possível viver de campeonatos online. No entanto, com o tempo o Baiano percebeu que viver de dotA não seria tão fácil como imaginava e decidiu migrar para o League of Legends.
A princípio, o Baiano começou sua carreira no LoL participando de um torneio semanal chamado Go4lol, organizado pela ESL e as competições tinham a premiação mínima de 500 reais para o time campeão.
Conforme o streamer melhorava sua gameplay, os campeonato de LoL cresciam. Seu primeiro time de sucesso foi a Equipe Rocket (Seven Wars 7W), juntamente com esA, Brucer, Zantins e Krow. Mas foi apenas em 2014 que o time surpreendeu o cenário, conquistando vitórias contra grandes equipes do competitivo, isso garantiu o time dele a uma vaga na IEM Season 8 São Paulo.
Baiano ficou 1 ano afastado do CBLOL
Porém, o Baiano levou uma suspensão no lol, devido ao elojob, uma prática proibida na Riot Games, que consiste basicamente em cobrar para subir de elo no jogo. Com isso, o Baiano e alguns companheiros ficaram quase 1 ano afastados do CBLOL.
Então, ele passou a disputar o Circuito Desafiante (segunda divisão do CBLOL) pela INTZ Red, ao qual conquistou a vaga no campeonato principal para o time. Após o fim da punição, em 2016 o Baiano começou a jogar o CBLOL pela Vivo Keyd Stars, porém, o jogador precisou se afastar dos jogos devido a uma cirurgia para a retirada de um tumor benigno no estômago.
Primeiro brasileiro a jogar em um time internacional
Em 2017, Baiano deixou a Vivo Keyd Stars e foi o primeiro brasileiro a atuar em um campeonato internacional, pelo time Big Gods Jackals nos Estados Unidos. Em 2018, ele voltou para o Brasil e entrou para o time CNB e-sports club, porém não conquistou a tão sonhada taça. Infelizmente no final de 2018 Baiano foi diagnosticado com depressão e precisou se afastar das competições.
Em 2019, Baiano fez sua última participação como pro-player pelo time do Santos, em seguida o jogador se “aposentou” e começou a se dedicar a vida de streamer. Dessa forma, tudo começou nesse ano, o Baiano fazia suas lives e o quadro “Baianlista”, ao qual analisava as jogadas do CBLOL.
Devido a pandemia, o competitivo de lol estava estagnado, então o Baiano teve a ideia de criar o Cbolão, um campeonato pensado para a comunidade e que arrecada dinheiro para instituições.
CBOLÃO
O CBOLÃO foi criado em 2020, sendo um torneio comunitário de League of Legends, o CBOLÃO conquistou os corações da comunidade do lozinho. Além de promover entretenimento e inclusão, o campeonato começou online e em 2023 passou a ter a primeira edição presencial, ao qual ocorreu duas vezes, uma em Junho e a segunda edição em Novembro durante a CCXP.
Outro destaque importante do evento são as doações, pois, foi através desse movimento que o Baiano criou o CBOLÃO, para arrecadar dinheiro e ajudar as pessoas durante a pandemia do covid-19.
Promovido pela Ilha das Lendas, parceira do Omelete, o CBOLÃO conta com uma mistura de jogadores profissionais, streamers e mono champions na competição. Contudo, as qualificatórias do torneio contam com a participação de vários times e todos em busca de um único objetivo: amassar os pro players no evento principal (haha) e ganhar o prêmio.
Em suma, você pode assistir toda a programação do Ilha das Lendas na Twitch, Youtube e Tiktok.