Lászlo Krasznahorkai, recém-ganhador do Nobel de Literatura, terá obra publicada no Brasil em 2026

Nesta quinta-feira (09), o escritor húngaro Lászlo Krasznahorkai foi anunciado como ganhador do Nobel de Literatura de 2025.

Anteriormente, o autor já havia recebido outras honrarias pela sua contribuição com a literatura, como o prêmio de National Book Award for Translated Literature pela sua obra “O Retorno do Barão Wenckheim“, em 2019.

Conheça “O retorno do Barão Wenckheim”

O romance de Lászlo Krasznahorkai acompanha a jornada de Béla Wenckheim, um aristocrata de 64 anos que retorna para Hungria após décadas vivendo em Buenos Aires. Assim, o personagem sonha em revisitar Marika, um grande amor do passado.

Entretanto, os moradores locais recebem Béla acreditando que sua volta trará recursos financeiros capazes de transformar o futuro da comunidade.

Ao longo do livro, o leitor embarca em uma viagem intensa pela Hungria contemporânea. Além disso, atravessa parágrafos densos e melancólicos, marca registrada de Krasznahorkai. A obra também apresenta uma forte influência da literatura de Dostoiévski.

A Companhia das Letras anunciou recentemente que a publicação de “O Retorno do Barão Wenckheim” irá acontecer em 2026, com tradução de Zsuzsanna Spiry. Além desta obra, a editora também prepara a chegada de Herscht 07769, romance do autor com mais de 400 páginas escritas em uma única frase. 

Imagem de capa: