“O Ritual” (2025) é um filme de terror dirigido por David Midell e o roteiro conta com sua assinatura em parceria com Enrico Natale. O lon.ga sobre exorcismo baseado em uma história real de 1928, o caso de exorcismo mais documentado da história americana.
Conhecido também por ser o caso que inspirou outro filme de terror “O Exorcista”. A produção executiva ficou nas mãos de Andrew Stevens, Mitchell Welch e Natale, com distribuição da XYZ Films. Os responsáveis pela trilha sonora são Jason Lazarus e Joseph Trapanese. No elenco principal, estão Al Pacino, Dan Stevens, Abigail Cowen.

A trama conta história de dois padres Theophilus Riesinger (Al Pacino) e Joseph Steiger (Stevens): um questionando sua fé (Steiger) e outro enfrentando um passado conturbado (Riesinger). Dessa forma, ambos devem deixar de lado suas diferenças para salvar uma jovem possuída, Emma Schmidt (Cowen) por uma série difícil e perigosa de exorcismos.
Outros nomes se juntam ao trio protagonista no elenco, como Ashley Greene (Saga Crepúsculo), Patrícia Heaton (The Middle: Uma Família Perdida no Meio do Nada), Ritchie Montgomery (Ceia Macabra), Emily Brinks (Halloween Ends), Liann Pattison (The Minute You Wake Up Dead) e Maria Camila Giraldo ( A Rainha do Tráfico).
Leia também: Sábado do terror | Clown
O Caso Real de Anna Ecklund

Anna Ecklund, nascida Emma Schmidt nasceu em Milwaukee, Wisconsin cresceu em uma família Católica. A jovem ficou conhecida, após passar por um caso de possessão reconhecido pela Igreja Católica. Seu caso ficou muito famoso, principalmente após passar por um longo exorcismo em 1928, no convento das Franciscanas em Earling, Iowa.
Sintomas atribuídos: Anna apresentou mudanças em seu comportamento, ainda na adolescência, entre eles: aversão a objetos religiosos, conhecimento de línguas desconhecidas, além de uma força acima do normal.
A possessão: De acordo com as fontes da época, acreditavam que ela estivesse possuída por diversos demônios, incluindo Lúcifer, Judas Iscariotes, e até mesmo, o espírito de seu pai, Jakob, que supostamente a amaldiçoou antes de morrer.
O Exorcismo: O ritual do exorcismo foi realizado pelo padre Theophilus Riesinger, um capuchinho com vasta experiência em exorcismos. As sessões de exorcismo duraram cerca de 23 dias no convento.
Testemunhas alegavam que era possível presenciar fenômenos paranormais como: levitação, gritos inumanos, cheiro fétido sem explicações aparentes, e comportamento violento de Anna.

O caso ficou marcado na história americana, sendo documentado por religiosos da época e posteriormente ganhou notoriedade em publicações religiosas e livros.
Parte da Cultura Pop: Anna Ecklund recebeu a alcunha de Annelise Mitchel americana, sendo comparada com a jovem alemã que também passou por exorcismos, mas infelizmente acabou falecendo. Sua história foi retratada no filme, “O Exorcismo de Emily Rose” (2005), disponível na HBO.
A possessão de Ecklund já inspirou outras obras, como o filme “O Exorcismo de Anna Ecklund” (2016) – disponível na Prime Vídeo. Assim como no livro Begone Satan! (1935) do autor Carl Vogl.
Por fim, “O Ritual” chega aos cinemas em 31 de julho no Brasil com distribuição da XYZ filmes
═════════════════════════════════════════════════════════════
🩸 Para mais textos, análises e notícias sombrias sobre o mundo do terror, siga o Geek Sinistro nas redes sociais e não perca nenhuma novidade arrepiante.