A adaptação de ‘O Senhor do Anéis‘, trilogia baseada nos livros de J.R.R Tolkien, estreou nos cinemas em 2001. Entretanto, para quem está se aventurando pela primeira vez pelos perigos da Terra Média, pode ficar um pouco confuso com a ordem disponível nas plataformas de streaming. Assim como outras sagas, ‘O Senhor dos Anéis’ apresenta seus nomes por extenso, sem o número sequencial em que foram lançados. Venha conferir, portanto, como assistir aos filmes e onde a trilogia de ‘O Hobbit’ se encaixa.

Lançado ao longo dos anos 50, os livros se tornaram um marco da literatura mundial. Além disso, os filmes dirigidos por Peter Jackson, grandes marcos das adaptações literárias para as telas, venceram 17 Oscars, incluindo o de Melhor Filme. Assim, para assistir os filmes, a melhor ordem para quem é novo na Terra Média é a de lançamento. Em primeiro lugar, acompanha-se a trilogia original, lançada entre 2001 e 2004, e em sequência a trilogia de O Hobbit, lançada entre 2012 e 2014. Mesmo que a ordem não seja cronologicamente correta, ela é responsável por tirar o maior aproveitamento de ambas sagas.

Pôster oficial de ‘O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel’/ foto: Divulgação

1 – O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

Numa terra fantástica e única, chamada Terra-Média, um hobbit (seres de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas um pouco avermelhadas) recebe de presente de seu tio o Um Anel, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso o hobbit Frodo (Elijah Woods) terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada aos poucos ele poderá contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando 9 pessoas que formarão a Sociedade do Anel.

O hobbit, Frodo, recebe a missão de proteger e salvar a Terra Média do Senhor do Escuro, nomeado Sauron. Em sua jornada de destruir o Um Anel, é formada a Sociedade do Anel, fim de facilitar o caminho até a Montanha da Perdição. Como todo primeiro filme, grande parte do seu conteúdo é voltado para a apresentação dos personagens e locais. Contudo, não se deixe enganar, em suas três horas de duração o filme apresenta um boa quantidade de ação.

2 – O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)

Após a captura de Merry (Dominic Monaghan) e Pippy (Billy Boyd) pelos orcs, a Sociedade do Anel é dissolvida. Enquanto que Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) seguem sua jornada rumo à Montanha da Perdição para destruir o Um Anel, Aragorn (Viggo Mortensen), Legolas (Orlando Bloom) e Gimli (John Rhys-Davies) partem para resgatar os hobbits sequestrados.

Na sequência, os membros da Sociedade do Anel acabam seguindo caminhos diferentes. Enquanto os hobbits, Sam e Froddo, seguem seu caminho até Mordor, os demais membros tentam evitar que as tropas do antigo Mago Branco, Saruman, avancem.

3 – O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, capital de Gondor, o que faz com que Gandalf (Ian McKellen) e Pippin (Billy Boyd) partam para o local na intenção de ajudar a resistência. Um exército é reunido por Theoden (Bernard Hill) em Rohan, em mais uma tentativa de deter as forças de Sauron. Enquanto isso Frodo (Elijah Wood), Sam (Sean Astin) e Gollum (Andy Serkins) seguem sua viagem rumo à Montanha da Perdição, para destruir o Um Anel.

Em um final épico, com quase quatro horas de duração, traz a conclusão dessa história fantástica com os exércitos se preparando para a batalha final. De longo o melhor filme da saga, O Retorno do Rei consegue se manter como um bom filme mesmo 20 anos após a sua estreia, devendo grande parte do seu sucesso à direção e um roteiro fiel as obras.

Pôster oficial ‘O Hobbit: Uma Jornada Inesperada’ / foto: Divulgação

4 – O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada acompanha Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) que vive uma vida pacata no condado, como a maioria dos hobbits. Um dia, aparece em sua porta o mago Gandalf, o cinzento (Ian McKellen), que lhe promete uma aventura como nunca antes vista. Na companhia de vários anões, Bilbo e Gandalf iniciam sua jornada inesperada pela Terra Média. Eles têm por objetivo libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug e que antes pertencia aos anões. No meio do caminho encontram elfos, trolls e, é claro, a criatura Gollum (Andy Serkis) e seu precioso anel.

Quase dez anos após a finalização da saga principal, O Hobbit chega às telas de cinema para contar os acontecimentos que deram início a O Senhor dos Anéis. Nessa jornada, o hobbit, Bilbo Bolseiro, é convocado pelo mago cinzento Gandalf a uma aventura através da Terra Média. Durante esse percurso, o caminho do hobbit se intercala com o de Um Anel muito preciso. Uma das vantagens de assistir a saga na ordem de lançamento é o sentimento de nostalgia e prazer ao rever personagens tão amados. Além disso, o filme é construído para que, os fãs da saga se apaixonem mais, e aqueles que ainda não a conhecem encontrem prazer em assistir.

5 – O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)

Bilbo segue viagem para a Montanha Solitária ao lado de um grupo de anões e de Gandalf para ajudar seus companheiros a retomar a Pedra de Arken e derrotar o temido dragão Smaug.

No segundo filme, acompanhamos Bilbo e a Companhia de Thorin Escudo de Carvalho em sua jornada à Montanha Solitária. Além disso, uma força sombria surge na Terra Média e preocupa o mago Gandalf.

6 – O Hobbit: A Batalha dos Cinco exércitos (2014)

Em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, após ser expulso da montanha de Erebor, o dragão Smaug ataca com fúria a cidade dos homens que fica próxima ao local. Após muita destruição, Bard (Luke Evans) consegue derrotá-lo. Não demora muito para que a queda de Smaug se espalhe, atraindo os mais variados interessados nas riquezas que existem dentro de Erebor. Entretanto, Thorin (Richard Armitage) está disposto a tudo para impedir a entrada de elfos, anões e orcs, ainda mais por ser tomado por uma obsessão crescente pela riqueza à sua volta. Paralelamente a estes eventos, Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) e Gandalf (Ian McKellen) tentam impedir a guerra.

Por último, a finalização da aventura de Bilbo, Gandalf, Thorin e sua Companhia de anões, ocorre em uma batalha envolvendo elfos e orcs na, como dito no título, Batalha do Cinco Exércitos. Assim como a conclusão da sua saga precursor, O Hobbit busca terminar sua narrativa com o mesmo padrão visto anteriormente, porém, sem o mesmo sucesso. Mesmo assim, ainda vale a pena conferir.

Por fim, essa é a ordem de lançamento da saga ‘O Senhor dos Anéis’. É possível assistir em ordem cronológica, ou seja, invertendo as trilogias, mas falta história própria para que o Hobbit segure uma legião de fãs, assim como realizado pela principal.