Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, filme tem Rodrigo Santoro e Denise Weinberg no elenco
Após fazer sucesso em festivais internacionais, O Último Azul tem data marcada para estrear no Brasil. A partir do dia 28 de agosto, o público brasileiro poderá assistir ao filme estrelado por Denise Weinberg (“Greta” e “Psi”) e Rodrigo Santoro (“Carandiru” e “300”) nos cinemas ao redor do país.
Dirigido por Gabriel Mascaro (“Boi Neon” e “Divino Amor”), o longa-metragem foi pré-selecionado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar 2026. Aliás, a obra coleciona prêmios como o Urso de Prata no Festival de Berlim de 2025 e o título de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção no Festival Internacional de Cine em Guadalajara.
Pré-estreia em São Paulo reúne elenco e público ilustre

Na última segunda-feira (18), “O Último Azul” realizou sua pré-estreia em São Paulo. Além do diretor Gabriel Mascaro, as estrelas do filme Denise Weinberg, Rodrigo Santoro e Adanilo marcaram presença no evento. Inclusive, nomes como Ana Lúcia Torre e Ney Matogrosso prestigiaram a exibição na capital paulista.
Além disso, “O Último Azul” foi destaque no Festival de Gramado 2025, abrindo a celebração no dia 15 de agosto. Igualmente, Rodrigo Santoro foi homenageado na cerimônia. O ator recebeu o troféu Kikito de Cristal e gravou suas mãos na calçada da fama do festival.
O filme também chegou ao Rio de Janeiro na quarta-feira (20). Ainda, o longa-metragem terá sessões especiais em Recife (22, 23 e 24), Manacapuru (25), Manaus (26), Fortaleza (27), Salvador (28), Curitiba (30) e Belo Horizonte (31). Enfim, a estreia geral no Brasil ocorre no dia 28 de agosto.
LEIA MAIS: Rodrigo Santoro brilha em duas apostas brasileiras para o Oscar 2026
Conheça “O Último Azul”
O novo filme de Mascaro retrata um Brasil distópico em que idosos são forçados a deixar seus lares para viver em colônias habitacionais. Acompanhamos a história de Tereza (Denise Weinberg), uma senhora de 77 anos que decide resistir ao governo e se recusa a aceitar o exílio. Assim, a protagonista parte em uma jornada pelos rios da Amazônia em busca do seu último desejo.
O longa desperta reflexões sobre temas sensíveis, como etarismo e liberdade, e promete conquistar os brasileiros assim como já fez no exterior. Por fim, “O Último Azul” estreia nos cinemas brasileiros no dia 28 de agosto.
Créditos da imagem de capa: Guillermo Garza
Redatora em experiência sob supervisão de Giovanna Affonso.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.