Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, O Último Azul abrirá o Festival de Cinema de Gramado com uma exibição hors concours marcada para o dia 15 de agosto. Desse modo, a apresentação do filme de Gabriel Mascaro (Boi Neon, Divino Amor) durante o evento será a primeira no Brasil.
O Festival de Cinema de Gramado é o mais antigo festival de cinema ininterrupto do Brasil. Por consequência, ele faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. A 53ª edição será realizada entre os dias 13 e 23 de agosto na serra gaúcha, com abertura oficial no dia 15.
O Último Azul já vem acumulando importantes premiações internacionais. Assim, o longa venceu em fevereiro o Urso de Prata na 75ª edição do Festival de Berlim. O evento também garantiu a Gabriel Mascaro o Prêmio do Júri Ecumênico e o troféu dos Leitores do Berliner Morgenpost, além de entusiásticos aplausos da crítica.
Além disso, o longa conquistou o prêmio de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção no Festival Internacional de Cine en Guadalajara, no México. Na mesma cerimônia, a atriz Denise Weinberg foi homenageada com o troféu Maguey (Cine Queer) de melhor interpretação.
LEIAM TAMBÉM: Review | Ataque em Londres: Os Atentados de 7 de Julho
Sobre O Último Azul

Ambientado na Amazônia, o filme retrata um Brasil quase distópico, onde o governo passa a transferir idosos para uma colônia habitacional destinada a “acomodar” seus últimos anos de vida. Antes de ser exilada à força, Tereza (Denise Weinberg), aos 77 anos, decide embarcar em uma jornada para realizar seu último desejo. O elenco também conta com Rodrigo Santoro, Adanilo e a atriz cubana Miriam Socarrás. Dessa maneira, a produção aborda temas como resistência e amadurecimento ao longo dos rios amazônicos. Além disso, percorreu ainda países como Colômbia, Argentina, Turquia, Portugal e Austrália.
A Desvia (Brasil) e a Cinevinay (México) lideram a produção, em coprodução com a Globo Filmes (Brasil), Quijote Films (Chile) e Viking Film (Países Baixos). No Brasil, a distribuição ficou a cargo da Vitrine Filmes. Produzido por Rachel Daisy Ellis (Boi Neon, Rojo) e Sandino Saravia Vinay, coprodutor de obras anteriores de Gabriel Mascaro. Dessa forma, o filme reúne nomes de peso para contar uma história potente e sensível.
Por fim, O Último Azul tem estreia nos cinemas marcada para 28 de agosto de 2025.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.
Muito interessante relatar algo pertinente ao nosso país e que a maioria das pessoas que constituem a nossa população desconhece