Do cinema à TV, conheça as produções do assassinato que marcou o país
Nos últimos anos, o nome de Ângela Diniz voltou a ocupar o centro das discussões sobre feminicídio e violência de gênero no Brasil. O assassinato de Ângela Diniz, em 1976, no Rio de Janeiro, marcou o país. Anos mais tarde, o podcast “Praia dos Ossos“, da Rádio Novelo, revisitou com profundidade o caso em oito episódios.
Símbolo de uma luta por justiça que ultrapassa gerações, Ângela inspira agora uma nova minissérie que estreia em breve na HBO Max. Mas essa não é a primeira produção audiovisual que retrata sua trajetória.
A seguir, confira como o cinema e a televisão têm revisitado o universo de Ângela Diniz.
O filme “Ângela” (2023): o ponto de partida
Em dezembro de 2023, o filme “Ângela“, protagonizado por Isis Valverde e dirigido por Hugo Prata, o mesmo de “Elis”, chegou aos cinemas. A produção acompanha a socialite mineira Ângela Diniz, que se muda para o Rio de Janeiro em busca de independência e, lá, conhece o empresário Raul Fernando do Amaral Street (Doca Street), interpretado por Gabriel Braga Nunes. Ambientado em 1976, o longa foca sua narrativa na casa de Búzios, na Praia dos Ossos, onde o relacionamento entre os dois se intensifica e termina no assassinato de Ângela.
Um dos pontos mais significativos do filme é a menção à decisão do Supremo Tribunal Federal que, em 1º de agosto de 2023, proibiu o uso da “legítima defesa da honra” em casos de feminicídio. O argumento, antes usado para justificar crimes cometidos por homens contra mulheres, simboliza um passado de impunidade. Ao incluir essa referência, “Ângela” reforça como a história da protagonista dialoga com as transformações recentes na luta contra a violência de gênero no Brasil.

LEIA MAIS: “Ângela Diniz: Assassinada e Condenada” revisita um crime que marcou o país
“Ângela Diniz: Assassinada e Condenada”: o universo expandido
Depois do filme de 2023, a nova produção sobre o caso é “Ângela Diniz: Assassinada e Condenada”, minissérie da HBO em parceria com a Conspiração Filmes. Baseada no podcast “Praia dos Ossos”, da Rádio Novelo, a obra reconstitui o assassinato da socialite e os desdobramentos do julgamento que marcou o país.
A narrativa da série irá retratar três fases da vida de Ângela Diniz: sua busca por independência, o relacionamento com Doca Street e as consequências do julgamento.
Com roteiro de Elena Soárez e direção de Andrucha Waddington, a série é estrelada por Marjorie Estiano e Emílio Dantas, e traz ainda Renata Gaspar, Thiago Lacerda, Thelmo Fernandes, Joaquim Lopes, Emílio de Mello e Pedro Nercessian no elenco.
A minissérie tem seis episódios e estreia em 13 de novembro na HBO Max.
Imagem de capa: Reprodução/Downtown Filmes/HBO Max
Redatora em experiência sob supervisão de Giovanna Affonso.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.