A pesquisadora Carla Conti apresenta a terceira edição do livro: “Sustentabilidade no ensino superior: uma prática transdisciplinar na formação de professores”. A obra da Editora Scotti, traz a proposta de inspirar práticas pedagógicas para um futuro sustentável. Assim, a autora une cidadania, meio ambiente e cultura de paz em uma técnica de transformação social.

A obra, lançada originalmente há 15 anos, ganha uma nova versão em um contexto de crises ambientais. Do mesmo modo, em meio ao desafio da violência e desigualdade, para assim, propor a sustentabilidade como uma solução. Para a autora, a sustentabilidade é o eixo central para a formação de educadores críticos e conscientes.

Tema: sustentabilidade como ferramenta pedagógica

O livro apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida no curso de Letras. Dessa forma, a sustentabilidade da vida foi o tema unificador dos trabalhos de conclusão de curso. Assim, por meio de relatos de estágio, planos de aula e projetos, a autora demonstra como futuros docentes de língua portuguesa, literatura e inglês podem integrar temas como cidadania, cultura de paz, valores humanos e preservação ambiental em sua profissão.

Para Carla Conti, a formação docente deve ir além da técnica, incorporando uma visão holística e transdisciplinar: “Pensar dessa forma é um exercício e pode ser aprendido na vivência, na experiência com o mundo. É abrir para o desconhecido, aceitar desafios, respeitar as diferenças e utilizar o conhecimento em prol do coletivo”.

As professoras Anabela Simões e Andrea Kochhann assinam a apresentação e o prefácio, respectivamente. O livro é voltado a educadores, gestores, pesquisadores e estudantes que buscam não apenas práticas pedagógicas inovadoras, mas também comprometidas com um futuro mais justo e sustentável.

Sobre a autora

Carla Conti é doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutora em Gestão da Informação pela Universidade do Porto (Portugal). Atualmente, é professora na graduação e no mestrado em Educação, na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Dedica-se à educação em direitos humanos, gênero e tecnologias digitais. Natural de Passos (MG), vive em Inhumas (GO), onde escreve livros que unem desenvolvimento pessoal e crítica social. 

Créditos: Divulgação