O Devorador: Zé Celso, Vida e Arte“, obra organizada por Claudio Leal, celebra a vida de Zé Celso. Com ensaios e depoimentos de artistas como Bete Coelho, GIlberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia, entre outros, o livro então aborda a carreira de José Celso Martinez Corrêa. 

Zé Celso foi um grande revolucionário do teatro brasileiro.  Nascido em Araraquara em 1937, foi dos fundadores do Teatro Oficina, grupo que transformou para sempre a linguagem teatral no Brasil. Na peça “O Rei da Vela”, baseada na obra de Oswald de Andrade, Zé marcou a história ao reunir teatro, tropicalismo e crítica social. 

Durante a ditadura, sua veia transgressora fez com que fosse perseguido, procurando refúgio no exílio. Ainda assim, após retornar para o Brasil, o artista manteve o Teatro Oficina. Este se tornou um espaço de resistência, misturando música, ritual e política em espetáculos memoráveis.

Com uma estética, libertária, visceral e caótica, que desafiava padrões e lutava pelo povo, Zé Celso seguiu seu papel dentro da arte que tanto amava até o seu falecimento, em 2023. Seu legado é então um chamado à rebeldia criativa.

Por fim, “O Devorador: Zé Celso, Vida e Arte”, resgata a essência de Zé Celso, sua veia política e artística, ao retratar a sua vida pessoal e profissional em meio aos momentos mais desafiadores do nosso país.