Pela primeira vez, a editora Janela Amarela lançará o livro “O Funil do Diabo” de Julia Lopes de Almeida nas versões físicas e digitais, A escritora, uma importante intelectual do país, viveu na virada do século XX e desempenhou um papel essencial na idealização da Academia Brasileira de Letras (ABL). Além disso, Julia é patrona da cadeira 26 da Academia Carioca de Letras.

Desse modo, o lançamento da obra resgata o legado de uma autora de extrema relevância na literatura nacional. Suas obras abordam questões sociais e políticas cruciais para a época, como a educação feminina, a abolição da escravatura e o divórcio.

Julia Lopes de Almeida também participou de importantes movimentos literários brasileiros, como o Romantismo, o Realismo e o Pré-Modernismo. “O Funil do Diabo”, escrito durante a transição para o Modernismo, traz elementos críticos à elite burguesa, refletindo o contexto da época.

Sobre o livro

A obra narra a história de Juliana, uma jovem casada e sem filhos, que precisa desvendar um intrigante mistério. Sua mãe confiou a ela doze rolos de Libras, guardados em um cofre, mas seis deles desaparecem misteriosamente. Enquanto guarda o segredo, Juliana tenta descobrir quem cometeu o crime, suspeitando do padrasto, da mãe, do marido, da prima-empregada e dos sobrinhos.

O leitor acompanha a história através da perspectiva de Juliana, na busca pelo ladrão. A conclusão do livro promete surpreender e chocar os leitores. Lançado há 90 anos, “O Funil do Diabo” será relançado pela editora Janela Amarela.

Confira um trecho:

“Estava certa: se confessar ao marido as suas desconfianças ele as rebateria com veemência ou com uma gargalhada. Seria até capaz de as comunicar ao padrasto…e ela ficaria na humilhante situação de uma doente…Estaria louca realmente? Por que torturar sua pobre cabeça com pensamentos tão confusos?…Confusos…sim…mas que não tinham germinado de pura fantasia, mas de alguma coisa igualmente imponderável, mas de uma realidade tremenda!”