Oppenheimer foi o vencedor do prêmio mais esperado da noite no Oscar 2024. Após a vitória, os representantes do Melhor Filme foram para a Sala de Entrevistas da Academia para falar mais sobre o projeto.
Emma Thomas, produtora do filme e esposa do diretor Christopher Nolan, aproveitou o momento para reforçar a importância da representação feminina na indústria cinematográfica e elogiou o grande grupo de mulheres que trabalharam na produção do longa: “Estou muito orgulhosa de ter trabalhado em um filme que teve tantas mulheres fantasticamente talentosas”.
Em seguida, o produtor Charles Roven, que apresentou o livro de Oppenheimer para Nolan, revelou que o material – que foi vencedor de um prêmio Pulitzer – foi desafiador. “Eu sentia fortemente que, se eles estivessem interessados, Chris poderia escrever um ótimo roteiro que adicionaria dimensão aos personagens, lhes daria coração e alma, falhas e genialidade”.
O diretor Christopher Nolan explicou que quando embarcou no projeto, seu filho adolescente lhe contou que os jovens não estão tão precupados com armas nucleares hoje em dia. O cineasta disse não gostar de falar muito especificamente sobre as mensagens de seus filmes, porque sente que “se o cinema for didático, tende a não funcionar dramaticamente tão bem”. Porém, ele revelou que as reações do público ao filme o marcaram muito nesse sentido.
“O filme termina no que considero um momento de desespero dramaticamente necessário, mas na realidade não creio que o desespero seja a resposta à crise nuclear. […] É muito importante que, em vez de se desesperarem, as pessoas olhem para a advocacia, para organizações que trabalham para pressionar políticos e líderes a reduzir o número de armas no nosso planeta e tornar o mundo mais seguro”.
O diretor também revelou que, para ele, o momento mais marcante do processo foram os primeiros testes de cabelo e maquiagem. “Havia algo especial em ver Cillian colocar aquele chapéu, Robert Downey Jr. com a cabeça raspada para trás e Emily Blunt com maquiagem de mais velha. Filmamos no primeiro filme IMAX em preto e branco que já foi feito. […] Foi marcante e isso sempre ficará comigo”.
Oppenheimer foi o grande vencedor do Oscar 2024 com sete estatuetas no total. São elas: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Montagem, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora.
LEIA TAMBÉM: Cillian Murphy relembra trajetória com Christopher Nolan após Oscar: “não consigo acreditar na minha sorte”
Todos os direitos reservados a ©AMPAS® 2024