O livro “O catador de histórias” de Edmar Neves reúne três importantes Itans, que são narrativas associadas aos Orixás. Para que, a partir deles, apresentem às crianças um pouco da cultura afro-brasileira e também importantes ensinamentos sobre escuta, alteridade, respeito e confiança. Publicada pela Editora Jandaíra, a obra conta com ilustrações do quadrinista Afa Vasquez.

A obra foi comercializada durante a Flip 2024, na Casa Poéticas Negras. Além disso, o livro conta com paratextos desenvolvidos para auxiliar diferentes tipos de leitores e mediadores de leitura, como glossário e referências bibliográficas.

Sobre a obra

Dedicado ao Pedro, sobrinho de Edmar, o livro se inicia com uma demonstração do desejo do autor de que o garoto possa conhecer um pouco mais dos Orixás que o acompanham. Assim, essa inspiração de compartilhar sobre uma importante parte de si com o menino foi o que motivou o início do processo criativo que culminou na produção de “O catador de histórias”.

Nesta obra infantojuvenil, Edmar Neves traz três adaptações de histórias tradicionais dos Orixás, os Itans. Para que, assim, as crianças conheçam um pouco da cultura ancestral iorubá perpetuada pelo candomblé: como Exu, o grande contador de histórias, levou os segredos do oráculo de Ifá para a humanidade; como o guerreiro Ogum ensinou a arte da caça para seu irmão mais novo, Oxóssi; e como nasceu a amizade entre Omolu e Iansã.

O livro demandou muita pesquisa e representa um momento de autoafirmação enquanto escritor. Além disso, o processo de elaboração das ilustrações que acompanharam o texto na composição da narrativa merece ênfase: “Eu e o Afa pensamos em vários detalhes que remetem não só a outros Itans, como também ao relacionamento entre os Orixás”, declara.

Confira um trecho do livro:

“Visite dezesseis lugares
e conheça dezesseis odus, que têm a ver
com os destinos de cada pessoa.
Conhecer cada um desses odus
nos ajuda a entender coisas
sobre o presente, o passado e
o futuro. E isso é realmente útil
para todo mundo.”

Sobre o autor

Edmar Neves se define como filho de Oxóssi e nasceu em Mogi Mirim, mas passou grande parte de sua vida em Mogi Guaçu, também no estado de São Paulo. É licenciado em Letras, pela UFSCar, mestre e doutorando em Teoria e História Literária, pela Unicamp. Desenvolve pesquisas sobre literatura brasileira contemporânea, literatura e grupos marginalizados e pensamento literário e social. Além disso, atua como professor de médio e técnico, pesquisador, redator e produtor cultural. “O catador de histórias” é sua estreia literária. O autor tem conta ativa no Instagram.

Redatora em experiência sob a supervisão de Anna Flávia Lopes