Neste domingo (19) aconteceu a maior cerimônia de premiação da TV americana. O Emmy Awards é considerado o “Oscar” da TV estadunidense e está na sua 73° edição.

O destaque da gigante Netflix, a primeira mulher trans a concorrer na categoria de Melhor Atriz em série de Drama, RuPaul como o artista negro com maior número de prêmios do Emmy e diversos outros acontecimentos marcaram a edição de 2021.

O evento teve um ar de esperança, com o tapete vermelho e uma abertura musical, com um rap cantado pelo apresentador Cedric the Entertainer, ao lado de nomes como Rita Wilson. Com todos de pé, o momento foi de celebração à uma “volta ao normal”.

A série “The Crown” levou as 7 principais categorias de Drama incluindo a de melhor série dramática, melhor ator e atriz em série de drama (Josh O’Connor e Olivia Colman) , ator e atriz coadjuvante (Gillian Anderson e Tobias Menzies), roteiro (Peter Morgan) e direção (Jessica Hobbs), se tornando a grande vencedora da edição. “O Gambito da Rainha” levou à categoria principal de minisséries, ganhou também com a direção em minissérie, antologia ou filme para TV (Scott Frank). As duas produções consagraram a Netflix como a vencedora das principais categorias da noite. O streaming obteve 44 estatuetas no
total.

Outra minissérie que ganhou destaque na premiação foi “Mare of Easttown” da HBO, a produção levou três categorias: melhor atriz (Kate Winslet) e melhor ator e atriz coadjuvante (Julianne Nicholson e Evan Peters).

A roteirista Michaela Coel recebeu o prêmio de Melhor Roteiro de Minissérie por “I May Destroy You”. Ela é a primeira mulher negra a receber a estatueta e em seu discurso deixa uma mensagem para os escritores: (…) “escreva suas histórias que te dão medo, que fazem você se sentir desconfortável”. Coel dedicou o prêmio para todos os sobreviventes de agressão sexual.

A categoria de comédia ficou disputada entre “Ted Lasso” e “Hacks”, onde o desempate ficou no prêmio principal da categoria com a vitória da série da AppleTV +.

Michaela Jaé (MJ) Rodriguez se tornou a primeira mulher transexual a concorrer à categoria de melhor atriz em série de drama. MJ interpretou a personagem Blanca Rodriguez na série “Pose“.

RuPaul, além de grande personalidade da TV americana, se consagrou este ano como o artista negro mais premiado em todas as edições do Emmy, contando com 11 estatuetas. Seu programa RuPaul’s Drag Race venceu a categoria de Melhor Reality Show de Competição pela quarta vez consecutiva.

O ator Michael K. Williams foi homenageado pela atriz Kerry Washington na apresentação de Melhor Ator Coadjuvante em série de Drama, “Sua Excelência e Sua Arte Permanecerão”. O ator foi encontrado morto no dia 6 de setembro em seu apartamento em Nova York.

Debbie Allen recebeu o Governors Award, honraria dada pelo Emmy para os artistas que impactam o meio social com a arte. A atriz, produtora e diretora Debbie Allen tambem é coreógrafa, conhecida por ajudar comunidades socialmente vulneráveis com a música e a dança. Allen foi recebida com muitos aplausos e se emocionou em seu discurso: “Que este momento ecoe com as mulheres de todo o mundo e também com os jovens”.

Essa foi a primeira cerimônia presencial do Emmy desde o começo da pandemia de COVID-19, e alguns cuidados foram tomados, incluindo a exigência de vacinação para comparecer ao evento. Também foi criado um “hub” especial em Londres, para reunir aqueles que não puderam ir até Los Angeles para a cerimônia principal.

Confira a lista completa de vencedores no link abaixo: