O Natal é uma época bastante retratada nos filmes, em diversos gêneros. Geralmente a maior parte deles é de comédia ou romance. Mas você sabe quais são os piores filmes natalinos de todos os tempos? Além das comédias e romances, certamente teremos filmes do gênero de terror nessa listagem.
O que assusta mais: Um homem achar que é o verdadeiro Papai Noel; um especial de natal do Star Wars com Chewbacca e Han Solo; ou um Papai Noel visitando os marcianos?
Lembrando que esse lista foi feita com base em avalições das críticas especializadas além da minha própria avaliação.
Pegue sua pipoca e se prepare para essa jornada natalina!
Herói por Engano (1996)
“Herói por Engano” é uma comédia natalina lançada em 1996, dirigida por John Murlowski. Hulk Hogan, um famoso lutador de wrestling, estrela o filme no papel principal de Blake Thorne, um empresário egoísta e rico que sofre de amnésia após um acidente. Durante uma fuga da polícia, Thorne se disfarça como o Papai Noel local em uma loja de brinquedos e acaba sendo confundido com o verdadeiro Santa Claus.
Thorne começa a viver como o Papai Noel, interagindo com as crianças e se envolvendo em várias situações cômicas. Enquanto isso, ele descobre um plano maligno de um empresário ganancioso que quer destruir um orfanato local para obter lucros com a mineração de um mineral valioso sob o prédio .Desse modo Thorne, assume o papel de Papai Noel e une às crianças do orfanato e a outros aliados improváveis para frustrar os planos do vilão e salvar o orfanato.
A crítica não foi muito favorável, muitas vezes destacando a natureza previsível e as piadas simplistas.
Um Herói de Brinquedo (1996)
Clássico das sessões da tarde, “Um Herói de Brinquedo” é uma comédia natalina americana dirigida por Brian Levant e estrelada por Arnold Schwarzenegger e Sinbad nos papéis principais. O filme explora a loucura e a competição entre os pais durante a temporada de compras de Natal, especialmente em busca do brinquedo mais popular da época.
A trama gira em torno de Howard Langston, interpretado por Schwarzenegger, um pai de família que está determinado a conseguir o popular brinquedo Turbo-Man para seu filho Jamie (Jake Lloyd) no dia de Natal. O problema é que Turbo-Man é o presente mais cobiçado da temporada e está praticamente esgotado em todas as lojas. A busca de Howard pelo brinquedo leva-o a várias situações cômicas e absurdas, enquanto enfrenta a concorrência de outros pais, especialmente de um carteiro chamado Myron, interpretado por Sinbad.
Amado por alguns e odiado por outros, o filme satiriza o consumismo excessivo e a obsessão das pessoas por presentes durante a época natalina. Ele também aborda temas como a importância da presença dos pais na vida de seus filhos, além de fornecer uma mensagem positiva sobre os verdadeiros valores do Natal.
Salvando o Natal (2014)
“Salvando o Natal” é dirigido por Darren Doane. O filme é uma comédia cristã que explora temas relacionados ao significado cristão do Natal.
No enredo, Kirk Cameron interpreta o papel de Kirk, um homem que tenta resgatar o espírito natalino para seu cunhado, que está desanimado com as festividades. O filme aborda questões como a relação entre o Natal e as tradições cristãs, procurando oferecer uma perspectiva voltada na fé sobre a celebração natalina.
A produção possui uma avaliação baixíssima entre a crítica especializada.
Papai Noel Conquista os Marcianos (1964)
“Papai Noel Conquista os Marcianos” é um filme de comédia e ficção científica lançado em 1964. A direção do filme é de Nicholas Webster. A trama acontece em Marte, onde os marcianos estão preocupados porque seus filhos não conhecem o verdadeiro significado do Natal. Eles decidem, então, sequestrar o Papai Noel da Terra para que ele possa trazer alegria natalina para seus filhos em Marte.
O filme é conhecido por seu estilo brega, fora de moda além de possuir baixo orçamento, tornando-se uma obra cult ao longo dos anos. Apesar de inicialmente não ter sido bem recebido pela crítica, ganhou popularidade como um daqueles filmes considerados “tão ruins que são bons”. A trama absurda e os efeitos especiais modestos contribuem para o charme peculiar do filme.
Star Wars – Especial de Natal (1978)
Star Wars – Especial de Natal é um especial de televisão que foi ao ar em 1978, e é conhecido por ser um projeto peculiar e único dentro do universo de Star Wars. O especial foi exibido apenas uma vez na televisão, em 17 de novembro de 1978, nos EUA.
O especial se passa no universo de Star Wars e segue a família Wookiee de Chewbacca, celebrando o feriado Wookiee chamado “Dia da Vida”. Chewbacca, que está tentando chegar em casa para celebrar o feriado com sua família, enquanto as forças imperiais tentam impedir.
Embora tenha atraído a atenção inicialmente por apresentar personagens originais de Star Wars, o especial foi altamente criticado por suas cenas estranhas, música e um enredo que não se encaixava muito bem no tom dos filmes originais de Star Wars. George Lucas não esteve envolvido diretamente na produção do especial e, ao longo dos anos, ele expressou desejo de que todas as cópias fossem destruídas.
O Malvado: Horror no Natal (2022)
Lançado recentemente, o filme acontece em uma pacata cidade montanhosa. Na véspera do Natal, uma figura verde sedenta de sangue usando um traje vermelho de Papai Noel assassina a mãe de Cindy, roubando assim o Natal de toda a cidade. Essa figura é uma espécie de Grinch, da lenda natalina da literatura.
Muitos anos depois, Cindy volta para a cidade com seu pai, para vencer seus medos e superar seus traumas. Entretanto, com o retorno de Cindy, a voraz criatura que odeia o Natal começa a aterrorizar a cidade e ameaça arruinar o feriado. Dessa forma Cindy encontra um novo propósito – prender e matar o monstro.
A produção possui péssimos efeitos especiais, além de uma atuação bem fraca dos atores.
————————————————————————————————————————————
E aí? Gostou da nossa lista? Caso lembre de algum outro filme natalino muito ruim que mereça destaque pode enviar nos comentários!
Por fim, continue atento em nosso site e em nossas redes sociais!