Considerado um dos casos mais marcantes na história do Brasil, o Massacre da Candelária que ocorreu em 23 de Julho de 1993, chocou não só o país, mas também o mundo.

Assim, trágico destino de jovens e crianças em situação de rua, foi uma adição a violência e discriminação de quem vive essa realidade. O crime que completou 31 anos em 2024 virou série e será lançado pela Netflix em 30 de Outubro.

Confira trailer original:

Igreja Candelária

A Basílica de Nossa Senhora da Candelária é um dos espaços religiosos mais importantes do Rio de Janeiro, com uma história que se entrelaça também com a história da cidade. Sua construção, iniciada no século XVIII, reflete a fé e a devoção do povo carioca, e seu imponente estilo barroco a torna um ícone da arquitetura religiosa brasileira.

Portanto, sua história se inicia com a promessa de um casal de espanhóis que, durante uma viagem de navio, clamou por Nossa Senhora da Candelária em meio a uma tempestade, prometendo construir uma capela em sua homenagem caso sobrevivessem. Após cumprirem sua promessa, a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária foi fundada e, com o passar dos anos, a pequena capela teve diversas transformações.
A construção da atual basílica iniciada em 1775 teve um longo período de obras, sendo finalmente concluída em 1898. Seu estilo arquitetônico é predominantemente barroco, com influências neoclássicas na em seu interior. A cúpula, considerada por muitos anos a construção mais alta da cidade, é um de seus elementos mais marcantes.

Enfim, ao longo dos séculos, a Igreja da Candelária testemunhou momentos importantes da história do Rio de Janeiro. Foi palco de diversas celebrações religiosas, casamentos e eventos sociais, tornando-se um ponto de referência para os cariocas. E infelizmente também foi palco de um crime.

Igreja da Candelária
Igreja da Candelária / Reprodução

A Chacina da Candelária

O crime aconteceu na madrugada do dia 23 de julho de 1993, quando um grupo de policiais à paisana chegou na Igreja da Candelária, simulando levar comida para as 72 crianças de rua na região. Em seguida, mataram, a tiros de fuzil, oito menores com idades entre 10 e 17 anos, ferindo outros. 

De acordo com as apurações realizadas pela Rede Globo, o motivo seria a vingança contra o apedrejamento de uma viatura pelos menores no dia anterior. Um guardador de carros que tomou quatro tiros e sobreviveu se tornou a única testemunha da tragédia, que ganhou repercussão internacional.

Sobre a Série

Sob o olhar de quatro crianças – Douglas (Samuel Silva), Sete (Patrick Congo), Jesus (Andrei Marques) e Pipoca (Wendy Queiroz) –, a série oferece um mergulho profundo na vida nas ruas do Rio de Janeiro. O teaser já deixa claro que a narrativa mistura elementos de ação com momentos oníricos, criando uma visão intensa e sensível sobre a dura realidade urbana. Em meio a esse cenário desafiador, as crianças lutam para sobreviver enquanto se apegam à esperança de um futuro melhor.Produzida pela Jabuti Filmes e Kromaki, a minissérie conta com a direção de Luis Lomenha e Márcia Faria. A série se destaca pelo envolvimento de uma equipe predominantemente negra, refletindo uma preocupação com a autenticidade e representatividade. Além disso, Os Quatro da Candelária traz a colaboração de sobreviventes da chacina, enriquecendo a narrativa com um toque de realidade.

Por fim, “Os Quatro da Candelária” estreia dia 30 de Outubro de 2024 na Netflix.