O Oscar 2024 acontece no próximo domingo (10) e uma das categorias mais aguardadas pelos amantes de música e som é a estatueta de Melhor Trilha Sonora. Saiba mais sobre os indicados dessa edição e relembre algumas trilhas marcantes que venceram a premiação ao longo da história.
Como é a categoria de Melhor Trilha Sonora
Antes de tudo, vale explicar como a premiação funciona. No Oscar, para que uma trilha sonora seja validada e avaliada ela precisa ter sido criadas exclusivamente para o filme em questão. Dessa forma, os compositores das trilhas trabalham junto com os cineastas, para que as canções acompanhem a ordem do roteiro.
Além disso, as trilhas devem ser feitas para trabalhar com a comoção de quem assiste e transmitir os sentimentos que estão prescritos nos roteiros. Para que concorram a prêmios, pelo menos cinco músicas instrumentais devem ser composições exclusivas dos filmes. Ou seja, a categoria não é válida para trilhas que usam majoritariamente de músicas previamente lançadas.
A seguir, confira as cinco trilhas sonoras indicadas deste ano:
Oppenheimer
A autoria da trilha sonora de Oppenheimer é de Ludwig Göransson. O músico ganhou o prêmio de Melhor Trilha Sonora Original no BAFTA e também no Grammy de 2024. Dessa forma, o filme é o grande favorito para levar a estatueta do Oscar de Melhor Trilha Sonora nessa edição.
Pobres Criaturas
O diretor Yorgos Lanthimos escolheu Jerskin Fendrix para ser comandar a trilha sonora de Pobres Criaturas. O compositor usou toda a sua capacidade musical e instrumental no intuito de que suas composições transmitissem a variedade emocional que a protagonista Bella Baxter (Emma Stone) sentia ao longo do filme.
“À medida que os sentimentos de Bella se tornam mais profundos e complexos, a música assume novas cores e texturas. Como ela pode ficar chocada, oprimida ou vomitar“, afirmou Jerskin em entrevista para a Stereogun.
Assassinos da Lua das Flores
O responsável pela trilha de Assassinos da Lua das Flores é Robbie Robertson. O especialista comandou a trilha de todos os filmes de Martin Scorsese desde 1976, ano em que saiu da ‘The Band’. No seu último trabalho, Robbie decidiu contar um pouco de sua história por meio das composições, que contam a história de um povo indígena, assim como ele mesmo. Infelizmente, o músico faleceu em agosto de 2023, antes do lançamento do filme.
American Fiction
Em American Fiction, a compositora da trilha sonora foi Laura Karpman. A autora usou o livro que inspirou o longa como reflexão e transformou o tema em uma abordagem lúdica. Dessa forma, a compositora criou uma trilha com uma pegada instrumental melancólica, mas com toques de jazz, que combinaram completamente com o filme.
Indiana Jones e a Relíquia do Destino
Por último, na produção de Indiana Jones e a Relíquia do Destino, o compositor da trilha é John Williams. A princípio, o músico queria compor apenas algumas faixas para o filme, mas contou que no final já havia escrito a partitura na íntegra.
“Os temas que ele escreve para esses filmes são tão reconhecíveis e relacionados à produção, é simplesmente incrível“, elogiou o produtor Frank Marshall.
Trilhas sonoras mais impactantes na história do Oscar
Além dos indicados deste ano, é indispensável relembrar que em outras edições da premiação houveram trilhas que fizeram história e voltaram para casa com o prêmio em mãos.
A Disney por exemplo, teve mais de 5 filmes que ganharam o Oscar, como:
- Pinóquio (1940)
- Dumbo (1941)
- A Pequena Sereia (1989)
- A Bela e a Fera (1991)
- Aladdin (1992)
- O Rei Leão (1994)
- Pocahontas (1995)
Já no cenário do rock, o documentário ‘Let It Be’ (de 1970, dirigido por Michael Lindsay-Hogg) sobre os Beatles, teve sua trilha sonora escrita pelos próprios Beatles. Por esse motivo, a banda ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora Adaptada em 1971.
Para os fãs do mundo geek, confira alguns dos vencedores da categoria:
- Star Wars IV – Uma Nova Esperança (1977)
- E.T. O Extraterrestre (1982)
- O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel (2001)
- O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (2003)
- Pantera Negra (2018)
- Joker (2019)
E, por fim, para os amantes dos filmes românticos, confira a lista de romances que já levaram a estatueta:
- Titanic (1997)
- Frida (2002)
- O Artista (2011)
- La La Land (2016)
- A Forma da Água (2017)
*Redatora em experiência sob supervisão de Lara Aguiar