A grande noite que exalta os melhores da categoria ocorrerá no próximo fim de semana e nesta edição teremos conhecidos nomes que já concorreram ao prêmio do festival e novos diretores na disputa de Melhor Direção no Oscar 2024. Nesse sentido, acompanhe suas trajetórias e trabalhos para chegar ao momento da premiação.

O que é a categoria melhor direção?

Antes de tudo, essa categoria visa premiar o melhor diretor de filme, pela ótima produção cinematográfica no ano anterior ao da realização da cerimônia. Os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas envia uma lista em ordem decrescente com o nomes dos diretores que mais aprovou a produção durante o ano anterior ao que menos aprovou. Nesse sentido, ocorrem cinco indicações ao prêmio de melhor direção no Oscar.

Jonathan Glazer (Zona de Interesse)

Jonathan Glazer, direto de Zona de Interesse
foto: CattermoleGetty Images f

Jonathan Glazer possui poucos trabalhos no cinema, no entanto, o britânico esteve à frente do filme Reencarnação (2004) ao qual teve bastante notoriedade com os críticos de cinema. Ele também escreveu Sexy Beast (2000) anteriormente, como sua primeira direção em um filme, mas infelizmente o diretor não teve a mesma sorte quanto a sua segunda produção (Reencarnação).

Sendo a primeira indicação ao Oscar, o roteirista concorre com o drama Zona de interesse’ (2023) que vem trazendo boas críticas ao filme. Contudo, o longa se passa durante a Segunda Guerra Mundial e adapta ao romance homônimo escrito pelo autor Martin Amis, no ano de 2014.

Portanto, em Zona de Interesse, Rudolf Höss (Christian Friedel), o comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig (Sandra Hüller), desfrutam de uma vida aparentemente comum e bucólica, em uma casa com jardim. Mas, por trás da fachada de tranquilidade, a família feliz vive, na verdade, ao lado do campo de concentração de Auschwitz.

Justine Triet (Anatomia de uma Queda)

A diretora Justine Triet já possui uma boa lista de filmes, como ‘A batalha de Solferino‘ (2013), ‘Na Cama com Victoria’ (2016), ‘Sibyl’ (2019) . Em 2023, ela venceu a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes pelo thriller de tribunal Anatomia De Uma Quedaque concorre ao Oscar pela mesma produção.

Sendo a sua primeira indicação ao Oscar em cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção, a roteirista concorrerá com o filme ‘Anatomia de Uma Queda’. O filme conta a história de um homem que é encontrado morto na neve do lado de fora do chalé isolado onde morava com sua esposa Sandra (Sandra Hüller), uma escritora alemã, e seu filho de 11 anos com deficiência visual. A investigação conclui se tratar de uma “morte suspeita”: é impossível saber ao certo se ele tirou a própria vida ou se foi assassinado.

Justine Triet com durante a cerimônia do  Globos de Ouro e a Palma de Ouro em Cannes
Foto: Robyn Beck afp

Yorgos Lanthimos (Pobres Criaturas )

O roteirista Yorgos Lanthimos começou escrevendo comercias, peças de teatro e até videoclipes musicais. Com o passar dos anos, Yorgos já produziu dez filmes, como ‘O Lagosta’ (2015), ‘O Sacrifício do Cervo Sagrado’ (2017). Em 2024, o seu filme que concorre como Melhor Diretor é Pobres Criaturas’.

Sendo agora sua segunda indicação ao Oscar, a primeira aconteceu em 2017 com o longa-metragem ‘O Lagosta’. Agora, concorrendo com o filme ‘Pobres Criaturas’, o diretor tem como contexto a Era Vitoriana e acompanha Bella Baxter (Emma Stone), trazida de volta à vida após seu cérebro ser substituído pelo do filho que ainda não nasceu.

Portanto, o experimento é realizado pelo doutor Godwin Baxter (Willem Dafoe), um cientista brilhante, porém nada ortodoxo. Querendo conhecer mais do mundo, a jovem foge com um advogado e viaja pelos continentes, exigindo igualdade e libertação. 

Yorgos Lanthimos recendo o Leão de Ouro 2023
Foto: X del Festival de Venecia

Christopher Nolan (Oppenheimer)

Nolan possui uma lista de filmes aclamados, ótimas indicações e prêmios durante sua trajetória. Filmes como ‘A Origem’ (2010), ‘Interestelar’ (2014), ‘Amnésia’(2000) e a trilogia de ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas’(2008). Christopher Nolan recebeu sua primeira indicação como diretor em 2018, o britânico nunca tinha recebido o devido reconhecimento da Academia responsável pelo Oscar.

Ainda assim o diretor possui agora a quarta indicação por seu trabalho, no entanto, Nolan ainda não teve oportunidade de levar a estatueta para casa. Dessa forma, Oppheneimer é um dos favoritos para o prêmio da noite na categoria de Melhor Direção.

O diretor teve como base livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer, Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan – que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas.

Christopher Nolan ganha Globo de Ouro de melhor diretor por “Oppenheimer”
Foto: Vianney Le CaerInvisionAP

Martin Scorsese (Assassinos da lua das Flores)

Martins Scorsese é um diretor renomado no cinema, possuindo nada mais que 20 Oscar’s e mais de 80 indicações ao prêmio da academia. Possui em sua vasta filmografia filmes como ‘Taxi Driver’ (1976), Os Bons Companheiros (1990), ‘Os Infiltrados’ (2006) e O ‘Lobo de Wall Street’ (2013).

Do mesmo modo o norte americano buscar vencer mais uma edição com o filme ‘Assassinos da Lua das Flores‘ que tem como roteiro assassinatos dados a partir de circunstâncias misteriosas na década de 1920, assolando os membros da tribo Osage. Isso acaba desencadeando uma grande investigação envolvendo o poderoso J. Edgar Hoover, considerado o primeiro diretor do FBI.

Martin Scorsese durante o prêmio Urso de Ouro
Divulgação