A 96ª cerimônia do Oscar está chegando. No dia 10 de março a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) premiará 23 categorias. Dentre as principais, coadjuvante, técnicas e as especiais, cada uma delas possuí grande relevância para o cinema. Porém muitas não recebem o devido reconhecimento, por isso conheça mais sobre a Categoria de Melhor Montagem e os indicados ao Oscar 2024.
Conhecida anteriormente como ‘Melhor Edição‘, a categorias de Melhor Montagem surgiu na premiação em 1939, cinco anos depois da primeira cerimônia do Oscar. Sendo adicionada na divisão de qualidade técnica a divisão tem ligação direta aos indicados ao ‘Melhor Filme’, principal nomeação da noite.
Qual a importância da montagem?
Primeiramente, antes de chegar aos cinemas, uma produção audiovisual passa por processos até estar apta para a finalização. Esses processos se constituem na pré-produção, produção e pós-produção, sem o bom funcionamento delas dificilmente algum longa teria eficiência em transmitir o propósito da obra para o público. Assim como o diretor precisa compreender o roteirista para conduzir a narrativa da história (pré-produção), os editor precisa estar em sincronia com o diretor e o roteiro.
Ao passo que as gravações (produção) vão sendo encerradas, todo o material captado vai para a mesa de montagem do editor (pós-produção). O responsável pela função necessita analisar todos os ‘takes‘ gravados, o que torna o processo complexo, pois em algumas situações as cenas não estão em ordem cronológica.
Contudo, nas primeiras análises, o editor fica responsável por ‘aparar as rebarbas’, ajudando o diretor a definir os melhores enquadramentos de filmagem com base em regras teóricas e além de selecionar e adicionar e retirar as cenas e estabelecendo a sequência e o ritmo delas no filme.
Como a montagem é feita?
Definida em três partes, o processo de uma edição cinematográfica se estende por habilidade, montagem técnica e a artística. Montagem por habilidade é um conjunto de procedimentos feitos para ajuntar as cenas da filmagem e colocá-las em filme na forma física. É uma montagem mais operacional, por exemplo: mesa de montagem, ilha de edição, programa de computador. Esses locais onde as cenas recebem tratamento influência na estética final da imagem. Procedimento que destacou o indicado Oppenheimer de Christopher Nolan.
Já a montagem técnica consiste em regras teóricas que moldam o mundo audiovisual. Vai do conhecimento do editor em entende-las e as dispor no material para ajudar na compreensão final do público, ressaltando o propósito do filme. Algumas dessas regras de edição são de: contraste; paralelismo; simbolismo etc. Tanto o diretor quanto o editor podem misturar essas técnicas ou quebrá-las criando algo, mas é um trabalho minucioso e arriscado. Tal qual é o destaque no indicado Anatomia de Uma Queda, sem muitos efeitos especiais, Justine Triet conduz o roteiro através dessas técnicas de direção e montagem.
No entanto, a montagem artística é o divisor de águas na edição cinematográfica. Se aproximando da edição final, depende diretamente do olhar e compreensão minuciosa do diretor em parceria com o editor para dar sentindo a história que esta sendo narrada. Entendendo assim a necessidade que a obra tem para se comunicar com o público alvo o conduzindo psicologicamente pela história e o fazer compreendido. Destaque para Pobres Criaturas de Yorgos Lanthimos, indicado a categoria, que os elementos criativos, mesmo que desconexos da realidade, contribuem para a narrativa do filme.
Esse último processo é crucial o filme ser bem sucedido. Uma péssima edição é capaz de prejudicar o roteiro, direção e até mesmo as atuações. Por isso é um trabalho demorado e minucioso possuindo grande relevância na premiação.
Oscar de Melhor Montagem
Segundo as informações disponíveis no Wikipédia, por 33 anos consecutivos, de 1981 a 2013 os indicados a categoria de Melhor Filme também foram indicados a melhor edição. Porém, somente o editor-chefe da produção é nomeado em mérito da montagem. Além disso a categoria de Melhor Som também está relacionada com a de montagem.
Desde a primeira entrega do prêmio em 1939 somente dois diretores ganharam na categoria de melhor edição, são eles James Cameron por Titanic (1997) e Alfonso Cuarón pelo filme Gravidade (2013). No entanto o maior indicado é o montador de cinema Michael Kahn, é um grande parceiro de Stephen Spielberg, sendo nomeado por oito vezes é um dos poucos a ganhar três estatuetas Oscar.
LEIA TAMBÉM: American Fiction| Curiosidades sobre o filme indicado ao Oscar de 2024.
Indicados ao Oscar de Melhor Montagem em 2024
Por fim, os cinco indicados a categoria esse anos são:
- Oppenheimer
- Pobres Criaturas
- Assassinos da Lua das Flores
- Anatomia de Uma Queda
- Os Rejeitados
Essa matéria faz parte da cobertura de pré-premiação feita pelo site. A cerimônia do Oscar 2024 acontecerá no dia 10 de março a partir das 20h. O portal GeekPop News fará uma cobertura simultânea a premiação, fique ligado na no portal e nas redes sociais.