A categoria de Melhor Canção Original pode não ser aquela que atraí as maiores atenções dos cinéfilos em geral, mas com certeza tem um lugar especial no coração dos fãs de música, além de proporcionar momentos marcantes na história do evento. O Oscar acontece neste domingo (10) e cinco canções concorrem a estatueta mais desejada do cinema.

As faixas indicadas em 2024 são I’m Just Ken – Ryan Gosling (Barbie), What Was I Made For – Billie Eilish (Barbie), It Never Went Way – Jon Batise (American Symphony), The Fire Inside – Becky G (Flamin’ Hot) e Wahzazhe – A Song for My People – Osage Tribal Singers (Killers of the Flower Moon).

No esquenta da grande noite de premiações, antes dos astros desfilarem no tapete vermelho, vamos relembrar as últimas 10 canções originais que faturaram a estatueta do Oscar:

Let It Go – Frozen (2014)

Nossa lista de vencedores não poderia começar de maneira mais icônica. Na voz da artista americana Idina Menzel, Let It Go desbancou concorrentes de peso e levou o Oscar de Melhor Canção Original naquele ano. A música foi sucesso mundial entre as crianças, e, consequentemente, se tornou íntima também aos ouvidos adultos. A canção concorreu com “Ordinary Love” (Mandela) composta pelo U2, “Happy”, de Pharrell Willians (Meu Malvado Favorito 2) e “The Moon Song” (Ela), de Karen O. A faixa também foi marcante por estar presente em Frozen, que faturou a estatueta de melhor animação naquele ano. “Let It Go” tem composição e música por Kristen Andersen Lopez e Robert Lopez.

Glory – Selma (2015)

A premiação de 2015 foi muito marcante e um dos motivos está na canção original vencedora naquela edição. “Glory” interpretada e composta por John Legend e Common foi trilha sonora do filme Selma, que conta a história da marcha de Martin Luther King pelos direitos civis. Um dos momentos mais marcantes daquela noite ficou por conta de John Legend. O cantor deu um importante discurso sobre igualdade racial ao receber o troféu das mãos de John Travolta e Idina Menzel (vencedora no ano anterior).

Writings On The Wall – 007 contra Sepctre (2016)

Ainda sobre discursos fundamentais e representativos, Sam Smith venceu a edição daquele ano com a música Writings On The Wall, do filme 007 contra Spectre. O cantor subiu ao palco e usou o discurso para dedicar a estatueta a comunidade LGBtQIA+. A canção tinha como principal concorrente Til it Happens To You, da Lady Gaga para o documentário “The Hunting Ground”.

City Of Stars – La La Land (2017)

Não é novidade que La La Land foi um sucesso estrondoso no Oscar de 2017. O musical faturou, ao todo, 6 premiações, e no meio de todas essas estatuetas, esteve também a de Melhor Canção Original. City Of Stars, composta por Benj Pasek, Justin Paul e Justin Hurwitz, ganhou interpretação de Emma Stone e Ryan Gosling e desbancou “Cant Stop The Feeling”, de Justin Timberlake.

Remember Me – Viva a Vida (2018)

O prêmio de 2018 foi para a canção Remember Me, presente na animação Viva a Vida, dos estúdios Pixar. Além disso, esse foi o segundo Oscar da dupla de compositores Kristen Andersen Lopez e Robert Lopez. Na entrega do troféu, o ator Gael Garcia Bernal e a atriz Natalia Lafourcade apresentaram a música ao lado cantor Miguel.

Shallow – Nasce uma Estrela (2019)

Em um dos momentos mais épicos dos últimos 10 anos no Oscar, a música Shallow levou o troféu de melhor canção original. Tão icônico quanto faturar o prêmio, foi a apresentação de Lady Gaga e Bradley Cooper no palco do teatro Dolby em Los Angeles. Lady Gaga, que havia “batido na trave” em 2016, compôs a canção vencedora em parceria com Mark Ronson, Anthony Rossomando e Andrey Wiatt. “Shallow” foi trilha do filme Nasce uma Estrela, onde a cantora interpreta Ally, par romântico de Jackson Maine (Bradley Cooper).

(I’m Gonna) Love me Again – Rocketman (2020)

A cerimonia de 2020 consagrou o astro Elton John com sua segunda estatueta. A música (I’m Gonna) Love Again interpretada por Elton e teve composição de Bernie Taupin. A canção foi trilha de Rocketman, cinebiografia do ícone da musica pop. Edição essa que também vale destaque por mais uma indicação da dupla de compositores Kristen e Robert Lopez, com a música “In the Unknown” em Frozen.

Fight For You – Judas e o Messias Negro (2021)

O vencedor do Oscar 2021 ficou para a canção Fight For You, do filme Judas e o Messias Negro. A música da cantora H.E.R desbancou concorrentes como “Hear My Voice”, da britânica Celeste, e Io sì, de Laura Pausini, que havia conquistado o Globo de Ouro e chegava como favorita.

No Time To Die – 007 Sem Tempo Para Morrer (2022)

Ainda fresco na memória do público, a premiação de 2022 coroou a jovem fenômeno Billie Elish. A cantora venceu o troféu de melhor canção original com a música No Time To Die, feita para o último filme da franquia 007 com Daniel Croig no papel do agente mais famoso do cinema. A franquia já havia levado outras duas estatuetas de canção original ao longo da história.

Naatu Naatu – RRR (2023)

Por fim, na premiação mais recente, o título ficou com a faixa Naatu Naatu, composta por M.M Keeravani e Chandabrose, para o filme RRR. A conquista marcou a primeira vez que uma canção de um filme indiano a faturou o Oscar na história da premiação.

*Redator em experiência sob supervisão de Lara Aguiar