Neste domingo (28) aconteceu a grande final do CBLOL Academy, e a paiN Gaming atropela e Vivo Keyd Stars e leva a taça para casa. O Academy é uma ramificação do CBLOL e revela novos grandes telentos para o cenário. Vale ressaltar que os times que participam do campeonato principal já tem uma vaga garantida no Academy.

Para o 1º split do Academy 2024, o campeonato adotou um novo formato, com mais times disputando pela taça, além dos times que já tem a vaga garantida por conta do principal. Com isso, o campeonato passou por uma fase de qualificatórias, ao qual todos tinham as chances de entrar na disputa. Dessa forma, a vaga nesse split ficaram com os times montado pelo Showtanna e posteriormente vendido para o Flamengo Esports e a Tropa XV Academy.

paiN Gaming x Vivo Keyd Stars

No primeiro jogo, ambos os times estavam com um draft confortável, mas os tradicionais amassaram na partida. O ínicio ficou dominado pela paiN Gaming, com vantagem de ouro, objetivos e nas lanes, mas a Vivo Keyd Stars não deixou tão barato no meio da partida e conseguiu se reerguer, mas infelizmente não foi o suficiente. A paiN conseguiu fazer o barão tranquilamente, enquando a Keyd apenas assistia. Então, com buff do barão, alma e ‘bafinho’ do dragão, os tradicionais abriu o placar 1×0, com destaque para o atirador da paiN, Marvin, que encerrou o jogo 9/0.

paiN Gaming, time do CBLOL Academy
paiN Gaming / Crédito: Bruno Alvares

Já no segundo jogo, a Keyd não teve muitas chances para empatar o placar. Apesar do time ter um Aurelion Sol em sua comp e um triple kill nas mãos da Jinx, não foi o suficiente para parar a paiN. Os tradicionais dominaram a partida do inicio ao fim, mais uma vez com grande vantagem de ouro e objetivos. Portanto, com barão e alma do vento, a paiN deixou o placar 2×0.

Por outro lado, o terceiro jogo que poderia ser o último para a paiN, acabou sendo a favor da Vivo Keyd Stars. Os tradicionais começaram bem a partida, mas talvez a emoção tenha atrapalhado um pouco a jogabilidade. Dessa forma, a Keyd encontrou a chance perfeita para voltar pra série, com destaque para a Tristana do atirador Mortheus, então a Keyd termina o terceiro jogo com o placar 2×1.

paiN Gaming campeã do CBLOL Academy

No quarto e último jogo, deu a lógica na série, a paiN Gaming faz uma boa partida e garante o placar 3×1. Em uma partida cheia de altos e baixos para os dois times, a Keyd não conseguiu replicar o sucesso do terceiro jogo. Com isso, a paiN soube punir o adversário e finalizar o jogo. Será que agora a ‘zika’ do vice da paiN Gaming chega ao fim?

“O jogo que fecha a série é muito diferente”, Djoko

A série que poderia ter acabado 3×0, acabou sendo levada para mais uma partida, com a vitória da Vivo Keyd Stars no terceiro jogo. Estar a um passo da vitória pode mudar a dinâmica do jogo, pois o time precisa ou confiar no que deu certo nos dois primeiros jogos ou arriscar tudo em uma nova tática para surpreender o adversário. Durante a coletiva do CBLOL Academy, o treinador da paiN, Djoko, respondeu ao GeekPop News como que o último jogo da série tem uma carga diferente ao ser jogada. 

“O jogo que fecha a série é muito diferente e a gente jogou defendendo o nosso terreno, jogamos de forma mais cadenciada os três jogos que a gente venceu. E nesse jogo a gente quis ir um pouco a mais, talvez terminar o jogo um pouco mais rápido, tentando coisas um pouco mais arriscadas. Mas a gente conseguiu corrigir, melhorar, acalmar os ânimos, blindar a mente e voltar para o quarto jogo como a gente jogou o primeiro segundo.”

Djoko, treinador da paiN Gaming durante a coletiva do Academy
paiN Gaming ganha o 1º split do CBLOL Academy
paiN Gaming / Crédito: Bruno Alvares

Titan sempre buscou ajudar o time do Academy

O Academy é uma oportunidade de conhecer novos talentos para o League of Legends. Nesse split, o maior destaque entre as partidas ficou com o atirador Marvin, sendo esse o primeiro campeonato disputado pelo jogador, que estreou com direito a vitória, “Marvin é o diamante raro da soloq que trouxeram para gente”. Além disso, Marvin sempre enfatizou o apoio que o adc Titan, do time principal da paiN, teve com ele e com o time. “O Titan é um cara que eu admiro muito, sempre tive um grande carinho e por curiosidade, ele também ganhou no primeiro split dele, então eu me via nele. Imaginava isso, para mim foi uma coisa meio que leve.”, Marvin durante a coletiva.

A paiN Gaming chegou na grande final através da chave inferior. O time ao jogar pela chave superior, não conquistou a vitória contra a Keyd e para isso precisou prolongar os passos para então chegar no resultado da grande final. Portanto, Djoko, soube resumir o split da paiN em uma palavra, “mágico”.

“Foi realmente mágico, principalmente contra KaBuM. O último jogo ali, eu já tinha um feeling muito bom em relação ao campeonato, pois tinhamos mais dificuldade jogando contra a Kabum do que contra os outros times.”

Djoko, treinador da paiN Gaming durante a coletiva do Academy

Matéria atualizada em 28/04/2024 às 18h03min.