Namor fará presença em Pantera Negra 2, o personagem que surgiu antes da maioria dos heróis da Marvel e só chegou aos cinemas agora.
O personagem é contemporâneo a vários heróis da Era de Ouro dos quadrinhos, mas após 83 anos finalmente irá estrear como o antagonista em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. O filme contará com Tenoch Huerta no papel do anti-herói e julgando pelos teaser, a espera valeu a pena, com certeza o personagem dará alguns problemas ao heróis do MCU.
O começo
A primeira aparição de Namor foi em 1939, como personagem do almanaque Marvel Comics. Uma curiosidade a ser passada aqui é que na época o nome da empresa era Timely Comics. Ele veio antes de Superman, Batman, Capitão América, Flash e outros heróis da Era de Ouro, que se passou lá pelos anos de 1940. Precedeu os astros da Casa das Ideias como Homem-Aranha, Quarteto Fantástico e os X-Men. Em 1941 Namor recebeu o quadrinho solo, intitulado de Sub-Mariner. E desde o início ele vem com o visual clássico de sunga verde, orelhas pontudas, as sobrancelhas, asas nos calcanhares e o topete.
Quem é o Namor?
Quando se discute sua origem, ela pode variar de diversas maneiras e algumas sendo as mais improváveis, A mais aceita é que Namor foi fruto de uma relação entre uma nobre do império de Atlântida com um capitão marítimo humano. O anti-Herói é considerado o primeiro mutante dos quadrinhos, devido a esta relação, já que as alterações no seu DNA são o que permitem os seus poderes. E claro, você pode achar esta história muito, mas muito parecida com um certo personagem de armadura laranja da editora rival.
Namor traz consigo o pacote básico de poderes do herói padrão, super força, durabilidade, agilidade, além de poder respirar na superfície e debaixo d’água e poder voar com as asas em seus calcanhares.
Em suas primeira aparições, ele assumia um papel de antagonista, causando o caos e destruições devido ao seu ódio para com os humanos e pela defesa de seu reino a qualquer custo. Era muito comum ver ele saindo contra o primeiro Tocha Humana (Uma versão anterior ao do Quarteto Fantástico), um embate de fogo contra água.
Entretanto nos anos 60 foi quando a versão mais popular do Namor surgiu, quando a Marvel já era uma potência editorial com Stan Lee, Jack Kirby, Steve Ditko e diversos outros nomes em seu pico de inspiração. Ele surgiu como um sem-teto com amnésia nos quadrinhos do Quarteto Fantástico e, com a ajuda de Johnny Storm (o Tocha Humana que é mais conhecido), buscava recuperar suas memórias e seu reino. Mas mesmo com seu retorno, ele ainda andava no caminho dos vilões. Sempre andando numa linha tênue entre anti-herói e vilão, unindo forças com Magneto e Doutor Destino, se caso fosse de serventia a sua causa.
Namor no Brasil
Não demorou muito para o personagem aparecer em terras brasileiras. Era um dos astros do almanaque Gibi Mensal, publicado pela editora Globo. Sua primeira aparição foi em abril de 1940 e seguiu sendo publicado ao longo dos anos 1950 e 1960. Com o reboot do Quarteto Fantástico, Namor ganhou um novo lar editorial no país, em 1967, dividindo o título Dois Super-Heróis: Príncipe Submarino e O Incrível Hulk com o Golias Esmeralda, pela EBAL. Mas seu primeiro título solo, só veio a acontecer em novembro de 1972, Princípe Submarino pela editora Gea e sucedido por Namor, a partir de 1975 na editora Bloch.
Namor já foi mencionado? E como ele se encaixa em Pantera Negra e no MCU?
Embora não tenha nenhuma cena pós-crédito que antecipasse a chegada de Namor em Pantera Negra 2, algo muito comum nos filmes da Marvel, uma cena de Vingadores: Ultimato pode ter dado a pista da chegada do personagem. A sequência em questão é em uma reunião, após o 5 anos do Blip, na qual Natasha (Scarlett Johansson) lidera e discute a situação global. Então Okoye (Danai Gurira) menciona atividades incomuns no fundo do oceano próximo a Wakanda. De primeira a guerreira não demonstra preocupação quanto a isso, mas este pode ter sido o aviso da sua chegada.
Namor, em Pantera Negra 2, está sendo vendido como o antagonista da história, beirando a vilania. Já que em todos os materiais promocionais mostram ele indo contra as tropas da nação africana e inundando o país, com certeza dará muito trabalho para todos.
Caso a Marvel venha manter o personagem nesta linha vilanesca, uma futura possibilidade seria unir Namor com o Doutor Destino, já que o filme do Quarteto Fantástico está chegando, previsto para 2025. E eventualmente montando seu caminho para Vingadores: Guerras Secretas (2026).
Contudo vale apontar que em Eternos (2021), um Celestial foi congelado no meio do mar. Ou seja como um protetor dos mares, Namor não deixaria uma coisa dessas sem maiores consequências. Mas isso são só possíveis teoria de como poderiam utilizar o personagem.
Quem é Tenoch Huerta?
O responsável por interpretar o personagem nas telonas ficou a cargo de Tenoch Huerta. O Astro mexicano de 41 anos, conhecido por seus trabalhos em Blue Demon (2016), Narcos: México (2018) e Uma Noite de Crime: A Fronteira (2021).
O personagem teve uma adaptação na sua origem para trazer mais elementos maia e asteca, além de ascêndencias dos povos latino-americanos.
Ator fez um discurso emocionante na San Diego Comic Con deste ano, sobre a importância de representar seu povo e a história do personagem no filme.
Enfim, esse é o momento de respirar fundo e se preparar para Wakanda Para Sempre. O filme chega aos cinemas de todo o país em 10 de novembro. Letitia Wright, Lupita Nyong’o, Angela Bassett e Martin Freeman estão no elenco.