A autobiografia do Papa, intitulada Vida: A Minha História na História, chega ao Brasil na próxima terça-feira, dia 19 de março. No entanto, mesmo antes do lançamento oficial no país, o livro já está dando o que falar. Isso porque, de acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, Papa Francisco admite nas páginas já ter tido uma namorada e ter se apaixonado durante a sua formação presbiteriana.

Dessa maneira, ele afirma que, antes da sua vida na Igreja, já teve um relacionamento com uma mulher. Nas páginas, ele declarou: “Já tive uma namorada no passado, uma menina muito querida que trabalhava no mundo do cinema e que depois se casou e teve filhos”.

No entanto, essa não foi a única experiência amorosa do pontífice. Além deste relacionamento, Francisco também contou que teve uma “pequena paixão” no início da sua formação religiosa. De acordo com ele, ele viu uma garota durante o casamento dos tios e não conseguiu tirá-la da cabeça por um tempo:

É normal, caso contrário não seríamos humanos. […] Dessa vez, porém, eu estava no casamento de um dos meus tios e fiquei deslumbrado com uma garota. Ela realmente fez minha cabeça girar com o quão linda e inteligente ela era.

Papa Francisco, em “Vida: A Minha História na História”

Durante seu deslumbre pela mulher, ele contou que teve dificuldades de orar por uma semana. Mas foi temporário. “Felizmente, passou e me dediquei de corpo e alma à minha vocação”, afirmou.

Renúncia ao papado

Além do assunto da vida amorosa da juventude, em “Vida: A Minha História na História” Papa Francisco também aborda sobre o assunto de renúncia ao papado. De acordo com ele, os planos de renúncia não estão no horizonte, uma vez que ele está bem de saúde. No entanto, ele já escreveu uma carta de renúncia para caso ele precise deixar o cargo em algum momento por razão de saúde.

Papa Francisco. | Crédito REUTERSRemo Casilli
Papa Francisco. | Crédito REUTERSRemo Casilli

Por fim, a autobiografia Vida: A Minha História na História chega ao Brasil na terça-feira, 19 de março, pela Editora Harper Collins.