No dia 23 de Abril comemora-se o dia do livro. Ao longo dos tempos, a literatura se mostrou marcante na história da humanidade. Épocas antigas estudadam-se através de poemas históricos. Assim, livros sempre estiveram presentes e continuam marcando momentos únicos. O dia Mundial do Livro é uma forma de estimular a leitura e homenagear autores, com reflexões sobre a importância do ato de ler.

Livros históricos

A princípio, os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando começaram a escrever em tabletes de argila. Por volta do ano 3.200 a.C. na Mesopotâmia, atual Iraque. Ao longo do tempo, com a evolução da escrita novas histórias começaram a surgir. Ilíada e Odisseia são as duas principais obras do poeta grego Homero. Os livros foram escritos entre os séculos VIII e IX a. C. Além disso, o livro mais famoso da história é a Bíblia. Dessa forma, é o conjunto de fatos históricos que guardam grandes detalhes da humanidade e é até hoje mundialmente conhecido. Milhares de exemplares são vendidos todos os anos.

No Brasil, o primeiro registro de literatura é a Carta de Pero Vaz de Caminha. Conhecido como o primeiro documento nacional, a carta descreve as primeiras impressões dos portugueses ao chegarem no Brasil. Assim, prova-se o quanto a literatura é importante na história

Livros históricos
Foto: reprodução

Importância da leitura

Em primeiro lugar, a leitura é indispensável na vida dos seres humanos. Eventualmente, ler estimula a criatividade, exercita a memória e desperta a imaginação. Desde a infância, introduz-se a leitura nas escolas e em casa. Para a criança, um novo mundo cheio de possibilidades é aberto. Assim, apesar dos livros estarem sendo deixados de lado com a ascensão da tecnologia, leitores no mundo inteiro continuam lendo fielmente as novas histórias.

Nesse sentido, é de suma importância o incentivo a leitura desde a infância. Criar nas crianças o hábito da leitura vai deixá-las inseridas no universo literário e exercitando a imaginação. Muitos adultos não conseguem conciliar a leitura na rotina corrida, entretanto os livros podem ser o refúgio de várias pessoas e muitas vezes é o que nos salva da realidade difícil. Com isso, os livros mostram-se indispensáveis e de extrema importância na vida.

Livros juvenis
Foto reprodução: livros diversos

Escritores famosos

Sobretudo, o mundo é casa de grandes escritores ao longo dos séculos.

Por exemplo, William Shakespeare foi o maior dramaturgo da história, Jane Austen foi a maior romancista de sua época, George Orwell foi um dos maiores críticos de sua realidade através de livros irônicos. Dessa forma, eles e tantos outros marcaram o mundo e seus livros tornam-se consumidos até os dias de hoje.

No Brasil, Machado de Assis foi e é o maior escritor do país. Nesse sentido, suas obras marcam a quebra dos romances românticos e dão início a fase de críticas sobre a realidade. Até os dias de hoje, seus livros são leitura obrigatória nas escolas e universidades. Mais de 50 contos escritos que hoje são clássicos nacionais. Os livros podem mudar a vida das pessoas, principalmente dos escritores.

Por fim, criar histórias que ficarão eternizadas não é uma tarefa fácil. Deixo a todos os escritores, o meu muito obrigada.

William Shakespeare, Jane Austen, George Orwell, Machado de Assis
Foto reprodução: Autores

Livros infantis, juvenis e adultos

A grande magia dos livros é serem para todas as idades. Existem milhares de livros de todo tipo de história. Portanto, para cada fase da vida há um exemplar pronto. Ao longo do amadurecimento é normal as pessoas mudarem o estilo do gênero literário. Existem livros para todas as preferências.

Entre os jovens, tornou-se comum a criação de clubes de leitura onde o debate é livre. Essas ações têm incentivado cada vez mais adolescentes a inserirem-se no mundo literário, cada um com seus livros favoritos.

Contos infantis, literatura fantástica, romances, suspense, comédia, autoajuda, religiosos, terror, clássicos e diversos outros gêneros fazem parte do atual mundo literário

Evolução do livro

De tabletes de argila até e-readers. Ao passo que a humanidade evolui, os livros evoluíram junto e continuam alcançando novos lugares por meio da tecnologia. Com esses avanços, hoje, existem livros físicos, ebooks e audiobooks. O acesso ao conhecimento tem sido bastante facilitado e agora pode chegar a milhares de pessoas.

Livros históricos e-reader
Foto reprodução: Livro histórico e E-reader

O livro deve estar sempre no cotidiano de todos. Além de todas as suas vantagens são grandes companheiros de vida.

O Dia do Livro merece toda comemoração possível, pois hoje é dia de incentivar a leitura e homenagear os milhares de autores que trabalham para proporcionar momentos inesquecíveis na história.